O domingo ensolarado animou muita gente para aproveitar o Domingão no Calçadão em Cascavel. Além das tradicionais atividades culturais e divertidas, teve espaço para cuidar da saúde. A Secretaria de Saúde, em parceria com universidades, ofereceu uma série de serviços. “Nossa ideia foi aproveitar o espaço dinâmico e oferecer aos pais que vêm trazer seus filhos informações sobre nutrição, aleitamento materno, oferecemos também massagem, aferição de pressão, exame de diabetes entre outros serviços relacionados à área da saúde”, explica o secretário de Saúde, Rubens Griep.
Foi o que fez o auxiliar de motorista Arildo Braganollo, hipertonso, que aproveitou a oportunidade para dar uma checada na saúde. “Estava passeando pelo calçadão no fim da tarde e aproveitei para conferir como estava a pressão. Exagerei um pouco no sal durante o almoço e a alteração já apareceu, então já sei que meu jantar é só um suco para começar a semana bem”.
A fiscal de caixa Jaíne Correa da Silva levou os filhos de nove e dois anos para brincar e curtiu uma massagem: “Uni o útil ao agradável. Os filhos se divertem e os pais tiram um tempinho para se cuidar”, brincou.
Oportunidade também para os estudantes que põem em prática o que aprendem na sala de aula. “É muito bacana estar em contato com a profissão e ajudar as pessoas também. Muitos não têm esse tempo no dia a dia e proporcionar isso no fim de semana é um privilégio”, disse a estudante de enfermagem Mayara da Silva Oliveira.
Plantas medicinais
Outra novidade foi a entrega de mudas de plantas medicinais cultivadas na Horta Municipal. “O Conselho de Alimentação tem essa iniciativa importante de entregar mudas de árvores frutíferas e plantas medicinais para estimular o cultivo por parte da população. A ideia veio com a discussão de implantação de práticas alternativas complementares, que vêm sendo discutidas na Secretaria de Saúde, e esse incentivo do uso de chás com orientação de profissionais é uma delas”, observa o secretário Rubens Griep.
Ainda de acordo com o secretário, as atividades não serão permanentes: “Estamos fazendo alguns testes. A ideia não é transformar o Domingão em uma feira de saúde, mas trazer sempre pelo menos um serviço diferente para beneficiar quem não tem essa atenção nas unidades básicas de saúde”, afirma Rubens.