A edição 2022 do Cascavel Jazz, um dos principais festivais de música instrumental do Brasil, que acontece em Cascavel, do dia 29 de setembro até 01 de outubro, está de cara nova. A organização do evento apresentou, nesta semana, a nova marca, mais moderna e que demonstra a transição dessa nova fase, criando harmonia e destacando, de forma marcante, as notas musicais.
Na década de 90, o início do festival foi um encontro de bateristas, instrumento tocado pelo organizador, e inspirado no primeiro Encontro Nacional de Bateristas realizado em 1988, em São Paulo, do qual ele foi selecionado e participou. Após os primeiros anos do evento, já com uma estrutura similar a de festivais, passou a ser denominado Cascavel Jazz Festival. Com o passar dos anos, foram desenvolvidas algumas marcas para representar o evento, com a intenção de promover a música e os artistas brasileiros do cenário instrumental, também conhecido como jazz brasileiro. Em 2022, com a nova marca, o festival passou a ser chamado de Cascavel Jazz.
Segundo o organizador do evento, William Fischer, a proposta de fazer uma nova logotipo foi baseada na ideia de que estamos vivendo um período de transformações globais, seja na economia, na saúde pública ou na maneira de nos relacionarmos. “Essa nova marca procura representar essa transição, onde os elementos utilizados buscam entrelaçar os pontos, criando harmonia e destacando de forma tênue as notas musicais, origem de todo esse universo melódico que tanto nos fascina”, afirma William.
O evento
O evento cultural, que será realizado do dia 29 de setembro até 01 de outubro, vai reunir dezenas de artistas de todo o Brasil. A programação já está definida e vai contar com várias apresentações e oficinas gratuitas. Os convites devem ser retirados para o show selecionado, das 10h às 17h, no mesmo local do festival, no Teatro Municipal Sefrin Filho.
Nesta edição, o Cascavel Jazz terá novamente o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e patrocínio da empresa local MA Máquinas – John Deere, com realização da BWA, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo. São esperados visitantes de todo o Paraná e, também, de outros estados e países vizinhos, como Paraguai e Argentina.
Programação – Apresentações
Dia 29 de setembro – a partir das 19h30
Time Out – com Maurício Leite, Mello Jr e Celso Pixinga
Luciano Veronese – Sexteto
Ricardo Denchuski – Quarteto
Dallastra – Trio
Valter Mazo – Quarteto
Projeto Plasma
Paulo Drage & Grupo
Duo Brasileiro
Cascatrio
Dia 30 de setembro – a partir das 19h30
Nivaldo Ornelas e Antonio Guerra
Arismar do Espírito Santo Trio, Glauco Solter e Cleber Almeida, com o repertório do Cataia
Dia 01 de outubro – a partir das 19h30
Trio corrente – com Edu Ribeiro, Paulo Paulelli e Fábio Torres.
Groove Reunion – com Cuca Teixeira, Fábio Leal, Gabriel Gaiardo e Nino Nascimento
Workshop
No dia 01 de outubro, o Grupo Groove Reunion irá realizar um workshop, a partir das 10h, com muita informação técnica sendo trocada entre os participantes.
Para mais informações sobre a programação, é só acessar www.cascaveljazz.com.br