Saúde

Saúde faz “força-tarefa” para aumentar vacinação contra gripe em Cascavel

Saúde faz “força-tarefa” para aumentar vacinação contra gripe em Cascavel

Cascavel – Para que nenhuma vacina seja perdida e seja aplicada nas pessoas que precisam ser imunizadas, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando uma verdadeira “força-tarefa” com diversas frentes para imunizar a população contra a gripe. A campanha que terminaria nesta quarta-feira, dia 31 de maio, prossegue até os estoques acabarem, atendendo a uma recomendação do Ministério da Saúde.

Segundo dados do PMI (Programa Municipal de Imunização), em Cascavel a imunização está com índices baixíssimos, visto que a cobertura vacinal ainda não chegou nem à metade dos grupos prioritários, sendo que apenas 43,76% da população desse perfil buscou a proteção contra influenza. Uma das ações para ampliar a cobertura, é o reforço da vacinação pelo Comboio da Saúde.

A unidade móvel está estacionada no Calçadão da Avenida Brasil, em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida, região central da cidade. A imunização está aberta para todos os públicos acima de seis meses de idade. O atendimento é das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço, sendo que o serviço ficará no local por tempo indeterminado. A recomendação é que a população leve a carteira de vacinação, mas se não tiver o documento pode vacinar também levando um documento.

Para toda a população já foram aplicadas 61.770 doses e dessas, 11.793 foram o público em geral, uma vez que desde 19 de maio a imunização foi aberta para todos. Além disso, as vacinas seguem disponíveis gratuitamente em todas as unidades de saúde do Município. O atendimento é sempre de segunda a sexta-feira, das 8h até 15 minutos antes do fechamento de cada unidade.

Na cidade a estimativa é de um público de mais de 131 mil pessoas que se encaixam como grupo prioritário, sendo que a meta é imunizar 90% de cada um dos grupos. Para se ter uma ideia, os idosos atingiram 58,58%, crianças de 6 meses a menores de 6 anos apenas 19,43%, gestantes 26,37%, puérperas 14,24%, trabalhadores da saúde apenas 44,28%, professores das escolas públicas e privadas 38,67% e povos indígenas 14,65%.

Na educação

Outra ação vai ocorrer na área da Educação. A partir desta quarta-feira (31), a vacinação na rede pública de ensino, ou seja, todos os Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) e escolas municipais receberão a equipe da saúde ao longo dos próximos dias e a orientação dos pais é de enviar a carteirinha de vacinação da criança.
A vacina será aplicada sempre no fim das aulas de cada instituição, sendo que o objetivo é que os pais que buscam os filhos na saída das unidades já aproveitem para acompanhar os pequenos na imunização, uma vez que um responsável precisa, obrigatoriamente, participar do procedimento. Para isso, os pais serão informados sobre a vacinação em cada instituição.

Nesta quarta-feira (31) a equipe estará no Cmei Araci Lopes, no Bairro Morumbi, sendo que a imunização será feita às 11h e às 16h45. Doses também serão aplicadas no Cmei Mirian Ana, no Bairro Cascavel Velho, às 11h e às 16h45. Ainda na programação desta quarta-feira, o CEI Nossa Senhora Aparecida, no Nova Cidade, terá aplicação de doses às 16h.

Foto: secom