Em alusão ao dezembro laranja: “Não deixe para sentir na pele”. O ambulatório do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), realiza neste sábado (02) das 9h às 15h, o mutirão com exames preventivos para diagnóstico precoce de câncer de pele e que serão realizados de forma gratuita.
O mutirão acontece em todo o país e em Cascavel o ambulatório do Huop é um dos pontos da campanha, a expectativa é que cerca de 150 atendimentos sejam realizados pelo dermatologista e docente da Instituição Dr. Hirofumi Uyedav e sua equipe, tudo de forma gratuita para passar orientação, diagnóstico e tratamento do câncer de pele com aos pacientes que buscarem pela análise clínica. No dia serão mais de 100 postos de atendimento espalhados pelo Brasil e cerca de 3.500 médicos dermatologistas e voluntários trabalhando para atender à população.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o câncer da pele é o câncer mais comum entre os brasileiros, representando 33% de todos os diagnósticos da doença. O câncer é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele e pode ser subdividido em diferentes tipos: Carcinoma basocelular (CBC), Carcinoma espinocelular (CEC) e Melanoma. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), mostram que esse é tipo mais frequente no Brasil com o registro de mais de 185 mil casos todos os anos, por isso a importância de se falar sobre o assunto.
Como saber se é câncer de pele?
Se você possui macha, ou ferida que não cicatriza e só piora com o tempo, apresentando crosta, vermelhidão e até sangramento. Esse é um dos sinais de alerta para o câncer de pele. Por isso a importância de fazer os exames preventivos todos os anos.
Detalhes de locais do mutirão em: https://www.sbd.org.br/dezembrolaranja/
Fonte: Assessoria