SAÚDE

Covid-19: Vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde a partir de hoje

Vacinação contra a covid-19 em Cascavel: não deixe de conferir as unidades de saúde disponíveis para receber a sua dose- Foto: Secom
Vacinação contra a covid-19 em Cascavel: não deixe de conferir as unidades de saúde disponíveis para receber a sua dose- Foto: Secom

Cascavel - Quem quer começar o ano com a vacinação em dia pode procurar, a partir desta terça-feira (21), uma das 47 unidades de saúde espalhadas pela cidade. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Cascavel emitiu um alerta de que será retomada a vacinação do covid-19 depois da chegada de novas doses da vacina que foram repassadas pelo Ministério da Saúde. As doses são aplicadas a partir das 8h até 15 minutos antes do fechamento de cada unidade, sem intervalo para o almoço. 

Ao todo, a Sesau recebeu um lote com 3.730 doses do imunizante, sendo 3 mil para o público adulto e 730 para as crianças de seis meses a menores de 5 anos. As vacinas foram encaminhadas pela Sesa (Secretaria Estadual de Saúde) que abasteceu durante a semana passada todos os Municípios, ao todo 60 mil doses da Pfizer Baby, destinada a bebês de seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias e 50 mil doses do imunizante Zalika para a população acima de 12 anos, totalizando 110 mil doses.

Vacina para quem?

Atualmente a vacinação abrange crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos e gestantes como parte da vacinação de rotina. A população prioritária elegível são as com comorbidades, puérperas, imunocomprometidas, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, entre outros grupos prioritários.

Paraná

No Paraná, atualmente, a cobertura vacinal monovalente para as três doses é de 57,65%, e de 87,97% para as duas doses. Até 13/01 foram aplicadas 29.988.352 doses da vacina contra a Covid-19 monovalente. Em números absolutos, o Estado está em 5º lugar no País. De acordo com sistema Notifica Covid-19, o Paraná contabiliza neste início de ano 674 casos e três óbitos. As vacinas salvam vidas e protegem contra agravamento de doenças. É recomendado levar a carteirinha de vacinação para garantir que o documento seja atualizado.

Outras vacinas

Por outro lado, os estoques das vacinas de tetraviral e varicela seguem desabastecidos em Cascavel e sem previsão de nova remessa. A tetra protege contra varicela, caxumba, sarampo e rubéola e é destinada às crianças de 1 anos e 3 meses. Já a dose de varicela é para as crianças de 4 anos. Os demais imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação estão disponíveis gratuitamente na rede pública de segunda a sexta-feira.

Foto: Secom

Nova unidade

Uma das unidades que já retomou o atendimento é a Unidade de Saúde do distrito de São João, que foi inaugurada nesta segunda-feira (20). Com investimento de mais de R$ 700 mil, o novo espaço foi totalmente reformado. A obra tem 391,67m² e conta com 31 ambientes, incluindo consultórios, pré-consultórios, sala de vacinas, sala de injetáveis, sala de coleta/curativos, sala de inalação, serviço social, coordenação, almoxarifado, abrigo de resíduos, abrigo de gases medicinais e ente outros.

A unidade conta com uma Equipe de Saúde da Família completa, com saúde bucal e abrangência de atendimento de 3,5 mil pessoas e, além dos consultórios médicos, com um consultório odontológico completo. Em média, 150 pessoas recebem atendimento diariamente na USF e durante o período da reforma, revitalização e ampliação, os atendimentos ocorreram na Fundetec.