Militares do 9º Grupamento de Bombeiros do Exército Brasileiro realizaram na manhã de terça-feira (28) uma ação de desinfecção na região da Ponte da Amizade. A operação contra a propagação da covid-19, concentrou-se nas áreas externas ao prédio da aduana brasileira, focando nas superfícies de passagem de pedestres e veículos.
Durante o processo, foi utilizado o produto sanitizante quaternário de amônio. Este composto químico age como uma película que extermina vírus, bactérias, fungos e ácaros, formando uma camada protetora que mantém o local desinfetado. Para o Capitão QOBM Eduardo Luiz Sartoli de Castro, técnico em emergências químicas e biológicas que coordenou os trabalhos, esse produto é adequado para esta situação e para o local, já que a aduana é subdividida em muitos guarda-corpos e corrimãos posicionados para organização das inspeções alfandegárias.
Com a fronteira entre o Brasil e o Paraguai parcialmente fechada, a desinfecção visou assegurar o bem-estar dos funcionários, forças de segurança e transeuntes que ainda demandam os serviços de fiscalização na fronteira, como os caminhoneiros, que têm a passagem autorizada para o país vizinho.
Capacitação e Parcerias
As ações dessa natureza vêm sendo realizadas pelo Corpo de Bombeiros no transcorrer de toda a pandemia em parceria com as outras instituições. Os materiais utilizados são aquisições da Justiça Federal através de projetos elaborados pelo 9º Grupamento de Bombeiros e Polícia Rodoviária, que realiza a capacitação dos agentes públicos e coordena as ações de desinfecção.
O efetivo militar empregado na ação de hoje contou com um treinamento prévio e utilizou todos os EPI’S (equipamentos de proteção individual) adequados ao produto e ao risco biológico existente.