
Neste dia 5 de julho, o Cascavel Rosa completa 13 anos de existência. Criada em 2012 com a finalidade de conscientizar sobre a necessidade de prevenção do câncer de mama, a ONG cresceu e foi declarada de Utilidade Pública Municipal em 2015. No mesmo ano, recebeu a certificação com o Sesi ODM (Objetivos do Desenvolvimento do Milênio), além dos prêmios Sesi ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) nos anos de 2016 e 2017. Em 2016, recebeu o reconhecimento da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná com a certificação de Utilidade Pública Estadual. Ao alcançar os ODS propostos pela Agenda 30 da Organização das Nações Unidas, foi agraciada com o selo ODS 2018.
Dentre as muitas bandeiras que a entidade ergueu e defende, estão o acesso ao trastuzumabe, medicamento usado para o tratamento de câncer de mama metastático pelo SUS; a aprovação do registro compulsório da doença; e a regulamentação do prazo máximo de 30 dias para diagnóstico na rede pública. O Cascavel Rosa também é filiado à Femama – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama.
Salvar vidas
Ações de Conscientização e Prevenção
O movimento Cascavel Rosa, que surgiu para incentivar os exames de prevenção ao câncer de mama, se fortaleceu e passou também a direcionar atenção ao Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata.
A atual presidente do Cascavel Rosa, Maria Arnete Kaefer, comenta que a finalidade do movimento é a de disseminar a importância da prevenção e, com isso, salvar vidas. Os efeitos positivos são notórios por meio das ações do Cascavel Rosa, envolvendo palestras, feiras, fóruns, eventos culturais, carreatas, distribuição de flyers, orientação completa de autoexame e agendamento de mamografias. Por falar nisso, de janeiro até agora, o Cascavel Rosa já intermediou o agendamento de mais de 100 mamografias. “O Cascavel Rosa espalha amor em forma de cuidado e conscientização”, comenta Arnete Kaefer.
Apoio e Doações aos Pacientes Oncológicos
Os hospitais oncológicos de Cascavel não realizam um trabalho direcionado apenas a pacientes da cidade. Pessoas de diversos municípios e até mesmo de outros estados procuram esse atendimento de excelência. Pensando nisso, o Cascavel Rosa fez a doação de 144 kits de higiene pessoal para homens e mulheres. É composto por xampu, sabonete, escova de dente, creme dental, toalhinha, pente, lenço umedecido, absorvente, aparelho de barbear descartável e máscara. Os recursos para aquisição dos itens foram viabilizados graças ao bazar beneficente realizado no mês de outubro, na sede do Lions Club Cascavel.
No fim de abril deste ano, o Cascavel Rosa fez a distribuição de 20 toucas masculinas, 20 lenços femininos e 15 pares de meias masculinas no Ceonc (Centro de Oncologia Cascavel). Já para a Uopeccan, foram entregues 12 toucas, 19 lenços, 36 pares de meias infantis, 50 toucas masculinas e 15 pares de meias masculinas.
Próximas Ações e Estatísticas
O Cascavel Rosa está concluindo a montagem de mais 300 kits para serem distribuídos em breve, com o resultado alcançado do bazar de abril. Cada kit tem custo aproximado de R$ 30. Pacientes masculinos em tratamento oncológico que se hospedam no Hotel Santana receberam do Cascavel Rosa uma camiseta e kits de higiene pessoal. E no próximo dia 8 de julho, o Cascavel Rosa realiza a sua tradicional festa junina, a partir das 15h. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, estima-se que, de 2024 até o fim deste ano, 73.610 novos casos de câncer de mama sejam registrados, com uma taxa de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, e que a doença cause 18 mil mortes.