
Paraná - O Programa de Visitas Guiadas à Assembleia Legislativa do Paraná teve grande sucesso em 2025, recebendo 5.965 participantes, um aumento de 23% em relação aos 4.834 visitantes em 2024. Ao longo de 178 visitas, grupos de diversas regiões do Paraná, além de alguns de fora do Brasil, conheceram as dependências e o funcionamento da Casa de Leis.
A maioria dos visitantes é composta por estudantes de diferentes níveis de ensino, mas o programa é aberto à comunidade em geral e a instituições públicas e privadas. Durante o passeio, os participantes exploram o Plenário Deputado Waldemar Daros, onde ocorrem as sessões legislativas, e, muitas vezes, podem acompanhar os debates e votações ao vivo. Também visitam o Plenarinho Deputado Luiz Gabriel Sampaio, conhecendo o processo das audiências públicas, e o painel de Poty Lazarotto, datado de 1974, que representa os três poderes.
Visitas e Participantes
As visitas guiadas foram realizadas por grupos de diversas cidades paranaenses, como Curitiba, Londrina, Ponta Grossa, Cascavel, entre outras, além de um grupo de estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso e outro de Assunção, no Paraguai. Todos os tours são conduzidos pela equipe de Cerimonial da Assembleia.
Agendamento e Informações
Para agendar uma visita, as instituições interessadas devem entrar em contato com o Cerimonial, fornecendo um ofício com os dados do grupo, como nome, contato, grau de escolaridade dos alunos, idade dos visitantes e número de pessoas. Os grupos podem ter até 40 pessoas. As visitas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, sendo recomendados os dias de segunda a quarta-feira, quando são realizadas as sessões plenárias. Para mais informações, o contato pode ser feito pelo telefone (41) 3350-4007, e-mail [email protected] ou pelo site oficial da Assembleia Legislativa.
Fonte: Alep