

Política
Nos últimos quatro anos, mais de 70 escolas foram reformadas ou construídas, dentro do projeto Escola Feliz, que tem como objetivo melhorar, cada vez mais, a qualidade de ensino.
A assinatura da ordem de serviço foi o primeiro ato oficial do prefeito Leonaldo Paranhos após as eleições do dia 15 de novembro e, durante a solenidade, ele anunciou que os 25% economizados na licitação serão usados para a construção da cobertura da quadra de esportes, que não estava no projeto.
“A gente se empolga muito com essa transformação que o projeto Escola Feliz está fazendo em toda a cidade. São mais de 70 escolas que reformamos, pequenas, médias e grandes e essa é uma grande reforma, uma licitação de R$ 3 milhões e, claro, diante do desconto que tivemos na licitação, que nos possibilitou mais de 700 mil em economia, e diante da demanda liberamos a cobertura da quadra de esportes. Saio daqui muito feliz”, disse o prefeito.
Significado especial
A reforma da escola tem um significado especial para a secretária de Educação Marcia Baldini. Foi na unidade escolar que ela iniciou seus trabalhos como professora e também respondeu pela direção. Ela destaca que a reforma ampla trará uma nova escola aos alunos e melhores condições de trabalho aos professores e demais servidores.
“Entendemos que as condições de trabalho influenciam muito no processo de ensino e aprendizagem. Quando uma escola tem um ambiente adequado, claro, reformado e arejado, ela dá um incentivo maior, tanto para professores quanto para os alunos e familiares para estarem cuidando, aprendendo e ensinando na instituição”, avalia Marcia.
A secretária lembra que há quatro anos o Município de Cascavel era alvo de 92 inquéritos civis propostos pelo Ministério Público por conta da precariedade nas unidades escolares. “Hoje, 70 inquéritos já foram arquivados e essa escola é mais uma que logo mais será arquivado”, ressalta.
Para a diretora Gisele Batista Tolentino, a reforma da escola também tem um significado especial. Ela foi aluna da instituição e destaca que a comunidade aguardava com ansiedade pela obra. “Nós aguardávamos ansiosos por essa reforma, não esperávamos que fosse tão grandiosa, vai ser uma reforma completa”, observa.
O presidente da Associação dos Moradores do Bairro Neva, Antonio Marcos Gomes Nogueira, fez questão de ressaltar os investimentos que o bairro tem recebido. “Essa obra é mais uma dos bens que temos recebido do governo municipal. Já tivemos o posto de saúde, e, a escola era um pedido antigo da comunidade. Significa melhorias na qualidade de ensino, na qualidade de trabalho dos nossos professores. Muito se fala em segurança, meio ambiente, e tudo passa por uma educação de qualidade. Uma reforma como essa vai trazer, com certeza, melhorias na educação”, diz.
Estrutura
A reforma irá possibilitar uma nova estrutura para os 293 alunos, professores e servidores da Nicanor Schumacher, escola que existe há 38 anos e há 15 anos não recebia melhorias. O muro frontal será reconstruído, com adequação dos acessos e passeio público em frente à unidade, o que vai disponibilizar vagas de estacionamento para melhorar o embarque e desembarque das crianças. Também haverá estacionamento interno pavimentado para os servidores da unidade.
O projeto prevê, ainda, implantação de um novo parquinho com toda a segurança para as crianças. As arquibancadas e o piso da quadra poliesportiva serão reconstruídas e ganharão novos alambrados, pinturas e equipamentos.
Além disso, a rede elétrica será substituída, haverá instalação de luminárias com proteção contra impactos e quedas, iluminação de emergência e novos pontos de energia. A obra respeita todas normas de acessibilidade universal e está adequada às exigências do Corpo de Bombeiros.
A partir de agora, a empresa vencedora da licitação tem 12 meses para entregar a escola totalmente revitalizada.
Mais Notícias
Mais artigosPOLÍTICA
Projeto de lei busca coibir taxas abusivas e garantir transparência na venda de ingressos no Paraná
Dar mais transparência na cobrança de taxas na venda de ingressos e impedir práticas abusivas contra os consumidores. Esses são os objetivos do Projeto de Lei 803/2025, do deputado Hussein Bakri (PSD), que propõe alterações na Lei nº 22.130/2024, a qual instituiu o Código de Defesa do Consumidor do Paraná. “Foi feito um grande trabalho […]
POLÍTICA
Coluna Esplanada
Apagão político Nos bastidores da Câmara, comenta-se que a aproximação entre os presidentes Lula da Silva e Donald Trump deve isolar o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) da Casa Branca. Dentro do PL, a avaliação é de que Eduardo se deixou levar pelos conselhos do economista Paulo Figueiredo – já estabelecido nos EUA há anos. O […]
POLÍTICA
Pesquisas apontam desgaste de Lula e confirmam direita “mais forte” no cenário 2026
A dois anos da próxima eleição presidencial, o presidente Lula (PT) enfrenta sinais de enfraquecimento político e um cenário eleitoral mais adverso. Duas novas pesquisas divulgadas nesta semana — do Instituto Gerp e da Genial/Quaest — indicam que o petista perde força entre eleitores e teria dificuldades em um eventual segundo turno contra nomes da […]
POLÍTICA
Informe da Redação
Fufuca afastado O PP decidiu afastar o ministro do Esporte, André Fufuca, de todas as funções partidárias, incluindo a vice-presidência nacional e o comando do diretório maranhense. O partido, no entanto, descartou a expulsão, medida que chegou a ser cogitada nas últimas semanas. Sabino também A Executiva Nacional do União Brasil afastou o ministro do […]
POLÍTICA
Cascavel aposta na sorte: "Loteria Municipal" perto de sair do papel
Mesmo com o Governo Federal considerando irregular a criação de loterias por prefeituras, dezenas de municípios brasileiros avançam com projetos para instituir suas próprias loterias. Em Cascavel, a ideia foi formalizada por meio de uma indicação do vereador Dr. Lauri Silva, em 2021, sugerindo que a Prefeitura crie a Loteria Municipal de Cascavel. A proposição […]
POLÍTICA
Coluna Esplanada
Rumo ao Paraguai E o êxodo de empresas brasileiras para o Paraguai não para. Marcas como a Lupo, Riachuelo, Vale, Estrela e a têxtil Fiasul optaram pelo país hermano para instalar novas fábricas, atrás de energia muito mais barata, mão de obra ampla, pouca burocracia e imposto único de até 15% sobre operações. A Fiasul […]
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Termos de Uso e Política de privacidade