

Política

Nos últimos quatro anos, mais de 70 escolas foram reformadas ou construídas, dentro do projeto Escola Feliz, que tem como objetivo melhorar, cada vez mais, a qualidade de ensino.
A assinatura da ordem de serviço foi o primeiro ato oficial do prefeito Leonaldo Paranhos após as eleições do dia 15 de novembro e, durante a solenidade, ele anunciou que os 25% economizados na licitação serão usados para a construção da cobertura da quadra de esportes, que não estava no projeto.
“A gente se empolga muito com essa transformação que o projeto Escola Feliz está fazendo em toda a cidade. São mais de 70 escolas que reformamos, pequenas, médias e grandes e essa é uma grande reforma, uma licitação de R$ 3 milhões e, claro, diante do desconto que tivemos na licitação, que nos possibilitou mais de 700 mil em economia, e diante da demanda liberamos a cobertura da quadra de esportes. Saio daqui muito feliz”, disse o prefeito.
Significado especial
A reforma da escola tem um significado especial para a secretária de Educação Marcia Baldini. Foi na unidade escolar que ela iniciou seus trabalhos como professora e também respondeu pela direção. Ela destaca que a reforma ampla trará uma nova escola aos alunos e melhores condições de trabalho aos professores e demais servidores.
“Entendemos que as condições de trabalho influenciam muito no processo de ensino e aprendizagem. Quando uma escola tem um ambiente adequado, claro, reformado e arejado, ela dá um incentivo maior, tanto para professores quanto para os alunos e familiares para estarem cuidando, aprendendo e ensinando na instituição”, avalia Marcia.
A secretária lembra que há quatro anos o Município de Cascavel era alvo de 92 inquéritos civis propostos pelo Ministério Público por conta da precariedade nas unidades escolares. “Hoje, 70 inquéritos já foram arquivados e essa escola é mais uma que logo mais será arquivado”, ressalta.
Para a diretora Gisele Batista Tolentino, a reforma da escola também tem um significado especial. Ela foi aluna da instituição e destaca que a comunidade aguardava com ansiedade pela obra. “Nós aguardávamos ansiosos por essa reforma, não esperávamos que fosse tão grandiosa, vai ser uma reforma completa”, observa.
O presidente da Associação dos Moradores do Bairro Neva, Antonio Marcos Gomes Nogueira, fez questão de ressaltar os investimentos que o bairro tem recebido. “Essa obra é mais uma dos bens que temos recebido do governo municipal. Já tivemos o posto de saúde, e, a escola era um pedido antigo da comunidade. Significa melhorias na qualidade de ensino, na qualidade de trabalho dos nossos professores. Muito se fala em segurança, meio ambiente, e tudo passa por uma educação de qualidade. Uma reforma como essa vai trazer, com certeza, melhorias na educação”, diz.
Estrutura
A reforma irá possibilitar uma nova estrutura para os 293 alunos, professores e servidores da Nicanor Schumacher, escola que existe há 38 anos e há 15 anos não recebia melhorias. O muro frontal será reconstruído, com adequação dos acessos e passeio público em frente à unidade, o que vai disponibilizar vagas de estacionamento para melhorar o embarque e desembarque das crianças. Também haverá estacionamento interno pavimentado para os servidores da unidade.
O projeto prevê, ainda, implantação de um novo parquinho com toda a segurança para as crianças. As arquibancadas e o piso da quadra poliesportiva serão reconstruídas e ganharão novos alambrados, pinturas e equipamentos.
Além disso, a rede elétrica será substituída, haverá instalação de luminárias com proteção contra impactos e quedas, iluminação de emergência e novos pontos de energia. A obra respeita todas normas de acessibilidade universal e está adequada às exigências do Corpo de Bombeiros.
A partir de agora, a empresa vencedora da licitação tem 12 meses para entregar a escola totalmente revitalizada.
Mais notícias
Mais artigos
PARANÁ
Escola do Legislativo realiza última oficina do ComunicaLab Paraná
Paraná - A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná realiza, no dia 27 de janeiro, a última palestra do ciclo ComunicaLab Paraná. O tema da palestra será “Gestão de Receitas com Publicidade Online”, voltado a jornalistas, comunicadores, estudantes e profissionais interessados em estratégias de monetização e sustentabilidade no ambiente digital. O encontro acontece às 8h30, no Plenarinho da Assembleia […]
ELEIÇÕES 2026
Ratinho Junior atinge novo recorde de aprovação com 85,5%, aponta Paraná Pesquisas
Paraná - O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), renovou o recorde de aprovação e alcançou 85,5% entre os eleitores paranaenses em janeiro de 2026. É o que aponta o mais recente levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta sexta-feira (23). Os dados da mais recente pesquisa superam a melhor marca que havia sido obtida […]
INFORME DA REDAÇÃO
Pesquisa eleitoral
Paraná - A primeira pesquisa eleitoral do ano no Paraná será divulgada nesta sexta-feira (23) pela Paraná Pesquisas, encomendada pelo MDB nacional. O levantamento mede a intenção de voto para o governo do Estado, com nomes como Alvaro Dias, Requião Filho, Guto Silva, Alexandre Curi, Sergio Moro e Rafael Greca. Para o Senado, aparecem Alexandre […]
COLUN ADI
IFPR Paraná
Paraná - Em visita ao Estado, o ministro da Educação, Camilo Santana autorizou o início das obras de novos campi do Instituto Federal do Paraná em cinco municípios – Toledo, Maringá, Araucária, Cianorte e Cambé. Serão investidos R$ 125 milhões do Novo PAC para estrutura física e equipamentos. A medida integra a estratégia federal de […]
ALEP
Paraná avança no enfrentamento ao feminicídio, afirma Delegado Tito Barichello
Paraná - Apesar de o Brasil ter registrado, em 2025, o maior número de feminicídios desde a criação da tipificação do crime, em 2015 — com 1.470 mulheres assassinadas, uma média de quatro mortes por dia —, o Paraná apresentou avanços no enfrentamento à violência contra a mulher. A avaliação é do deputado estadual Delegado […]
INFORME DA REDAÇÃO
Fão na Caminhada
Paraná - O vereador de Cascavel, Fão do Bolsonaro, confirmou participação na caminhada liderada pelo deputado federal Nikolas Ferreira. Segundo ele, o ato busca representar o Paraná, especialmente às regiões Oeste e Sudoeste. A mobilização começou em Paracatu, Minas Gerais e tem como destino Brasília. O protesto questiona prisões relacionadas aos atos de 8 de […]
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Termos de Uso e Política de privacidade