Cascavel - A posse dos prefeitos nos 5.570 municípios brasileiros, hoje, 1º de janeiro de 2025 marca o início de um novo ciclo administrativo, que traz a responsabilidade de gerir os rumos das cidades em um contexto político e econômico complexo. Eleitos democraticamente, esses gestores assumem o compromisso de atender às demandas da população e promover o desenvolvimento local, enfrentando desafios que se apresentam em diversas esferas.
O Brasil, em sua diversidade regional, apresenta realidades distintas que impactam diretamente a gestão municipal. No âmbito político, a polarização e a necessidade de articulação com diferentes forças políticas exigem dos prefeitos habilidades de diálogo e negociação para viabilizar projetos e garantir a governabilidade.
Economicamente, o país enfrenta desafios como a busca pela estabilidade fiscal, o controle da inflação e a ainda a geração de empregos. Esses fatores influenciam diretamente a arrecadação dos municípios e a capacidade de investimento em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura e assistência social.
Cascavel
Em Cascavel, Capital do Oeste do Paraná, a posse do prefeito Renato Silva e o vice Henrique Mecabô, será dividida em dois momentos. O primeiro ato será a cerimônia oficial, marcada para às 15h. Após o ato oficial, haverá a transmissão de cargo e uma celebração junto à comunidade às 18h30. Neste ato Leonaldo Paranhos e Renato Silva assinam o livro de transmissão de cargo e fazem os seus discursos oficiais de fim e de início de mandato.
Na sequência será realizado o show comemorativo com a dupla sertaneja Everton & Alex, Kauã Gaiteiro e o gaiteiro Lorenzo Dezan. O evento totalmente gratuito será em frente à Prefeitura e uma estrutura já está montada para receber os cascavelenses neste primeiro dia de 2025 e dar o start na nova gestão. O trecho da Rua Paraná em frente ao Paço Municipal estará fechado para maior segurança do evento.
Vereadores
Na Câmara Municipal de Cascavel, a sessão solene será composta de três momentos. A primeira parte será a posse dos vereadores, feita por uma Mesa Diretora provisória presidida pelo vereador mais votado nas ultimas eleições, que é o vereador Tiago Almeida (republicanos), com 4.243 votos. Na sequência, a sessão é suspensa para a eleição da nova Mesa Diretora que fará a condução e gestão da Casa pelos próximos dois anos. Apresentadas as chapas e após o voto dos vereadores, a nova Mesa Diretora imediatamente toma assento na Mesa Diretora. É esta composição que dá posse ao prefeito e vice-prefeito.
Eleição da Mesa
A eleição da nova Mesa Diretora da Câmara de Cascavel deve confirmar o vereador reeleito Tiago Almeida como presidente. Caso nenhuma alteração de última hora aconteça, além de Tiago na presidência, para o biênio 2025/26, a mesa terá Serginho Ribeiro, na 1ª vice-presidência; Cidão da Telepar, 2ª vice; Edson Souza, 1º secretário; e Fão do Bolsonaro, 2º secretário.
A 18ª legislatura para o mandato 2026 a 2028, contará com o Alécio Espínola (PL), Antonio Marcos (PSD), Bia Alcantara (PT), Cabral (PL), Carlos Xavier (Republicanos), Cleverson Sibulski (União Brasil), Cidão Da Telepar (Podemos), Dr Lauri (MDB), Edson Souza (MDB), Everton Guimarães (PMB), Fão Do Bolsonaro (PL), Hudson Moreschi (Podemos), João Diego (Republicanos), Mazutti (PL), Policial Madril (PP), Rondinelle Batista (Novo), Sadi Kisiel (Republicanos), Serginho Ribeiro (PSD), Suco (PSD), Tiago Almeida (Republicanos) e Valdecir Alcantara (PP).
A partir do dia 6 de janeiro as atividades administrativas da Câmara serão retomadas completamente e os vereadores eleitos podem, inclusive, protocolar projetos, requerimentos e indicações, além da definição das comissões internas da Casa. As sessões serão retomadas no dia 3 de fevereiro, após o fim do recesso legislativo.
Primeiro ato de Renato Silva será decretar o “Tarifa Zero”
Durante a posse nesta quarta (1º), o primeiro ato do prefeito Renato Silva será a assinatura do decreto que cria a Programa “Tarifa Zero” que estabelece a circulação gratuita nos ônibus do transporte público aos domingos, no Natal e no Ano Novo. A medida passa a valer já no próximo domingo, dia 5 de janeiro. De acordo com dados da Transitar, em média, o sistema tem cerca de 10 mil usuários aos domingos, sendo que a tarifa será bancada pelo Poder Público.
A medida já havia sido anunciada no começo de dezembro pelo prefeito eleito que na época reforçou que a intenção de liberar a circulação dos ônibus aos domingos era de estimular o turismo local. A decisão será oficializada por decreto, depois de estudos feitos pela Transitar. De acordo com Renato, a intenção também é incentivar os cascavelenses a buscarem mais lazer no fim de semana e contribuir com trabalhadores e empresários que têm expediente aos domingos. Atualmente, a tarifa em Cascavel custa R$ 4,65.
Licitação
Renato Silva, que foi vice-prefeito no segundo mandato de Leonaldo Paranhos, assume o comando do município com o desafio de “desatar o nó” da licitação para o novo contrato do transporte público de Cascavel que se arrasta há anos. A última tentativa de realização do certame foi novamente barrada pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) e motivou ainda uma paralisação dos motoristas do transporte que questionaram uma cláusula incluída no novo edital que previa a demissão de funcionários em até 48 horas.
Além disso, nenhuma empresa demonstrou interesse em participar do pregão eletrônico que estava marcado para ocorrer no dia 6 de dezembro. Agora, o processo está sendo novamente analisado para ser reaberto ainda sem data definida. Até que a nova licitação seja realizada, as duas empresas que atualmente prestam o serviço continuam trabalhando por meio de um contrato emergencial com validade até 30 de junho deste ano.
Posses na região
Marechal Cândido Rondon
Horário: 8h
Prefeito Adriano Backes
Vice-prefeito Vanderlei Sauer
Local: Câmara Municipal
Santa Tereza do Oeste
Horário: 8h30
Prefeito Amarildo Rigolin
Vice-prefeito Marcos Aurélio Alves
Local: Câmara Municipal
Céu Azul
Horário: 8h30
Prefeito Laurindo Sperotto
Vice-prefeito Vera Consoli
Local: Câmara Municipal
Toledo
Horário: 9h
Prefeito Mário Costenaro
Vice-prefeito Lúcio de Marchi
Local: Teatro Municipal de Toledo
Corbélia
Horário: 9h30
Prefeito Thiago Stefanello
Vice-prefeito Sandro Huf
Local: Centro Cultural Vereador José Rubin
Foz do Iguaçu
Horário: 14h
Prefeito General Silva e Luna
Vice-prefeito Ricardinho
Local: Câmara Municipal de Foz do Iguaçu