
Ratinho Junior vem fortalecendo seu nome para a Presidência da República em 2026. Pesquisa da Futura/Aepx, divulgada nesta quinta-feira, mostra o governador do Paraná com uma vantagem frente ao atual presidente, Lula da Silva. Ele teria 40,6% dos votos, contra 37,2% do petista, além de 20,5% de branco/nulo.
Na quarta-feira, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, anunciou Ratinho Junior como o candidato do partido para a próxima eleição. “Ratinho é, sem dúvida, uma das pessoas mais preparadas do país. Ele realiza um trabalho à frente do governo do Paraná que nenhum outro governador na história do estado conseguiu alcançar. Por isso, o PSD o apoia como liderança nacional”, afirmou Kassab.
DIFERENTES CENÁRIOS
A pesquisa também analisou diferentes cenários para o primeiro turno, mostrando que Ratinho Junior é um dos governadores com maiores chances de entrar na disputa entre Lula e Bolsonaro. No cenário com todos os candidatos, mesmo com a inelegibilidade de Jair Bolsonaro, o ex-presidente teria 41,9% das intenções de voto, Lula ficaria com 31,7%, e Ratinho Junior já surgiria com 6,7%. Ronaldo Caiado alcançaria 6%.
Em um cenário com Michele Bolsonaro como candidata, a ex-primeira-dama receberia 35,3% das preferências, enquanto Lula ficaria com 29,9%. Ratinho Junior avançaria para 12,4%. Se Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, fosse o nome na disputa, Ratinho Junior subiria para 15,1% e se tornaria o terceiro mais cotado para o Palácio do Planalto.
Nos cenários com Geraldo Alckmin como representante do governo petista, Ratinho Junior atingiria 16% das intenções de voto, enquanto o atual vice-presidente registraria 26%, e Tarcísio de Freitas 24,6%. Ronaldo Caiado apareceria com 9,8%.
A pesquisa foi realizada pela Futura Inteligência, com 1.000 entrevistados por telefone entre os dias 19 e 22 de março. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%.