Política

Multa por mentira

Multa por mentira

O deputado estadual Ricardo Arruda (PL) sugeriu que a Alep coloque no Regimento Interno da Casa que, “quando um parlamentar vier à tribuna e disser uma mentira, e ela for comprovada, que ele pague uma multa”. A fala de Arruda se deu ao afirmar que os deputados do PT continuam mentindo na volta do recesso e que ele continua defendendo a verdade.

 

Resposta

Em resposta, o deputado Arilson Chiorato (PT), concordou com Arruda e disse que a sugestão deve ser realmente aplicada para quem mente. E foi além, apresentando uma tabela para ser aplicada em caso de mentira. Exemplificou: “O deputado Arruda usou o parlamento por 10 minutos. Se a gente cobrar R$ 10 o segundo mentido pelo Arruda, ele deveria hoje para essa Casa R$ 6 mil”, disse.

 

Freitas x Arruda

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Alep arquivou o procedimento disciplinar contra os deputados Renato Freitas (PT) e Ricardo Arruda (PL), referente à troca de ofensas durante sessões plenárias. Os membros seguiram o voto do relator no Conselho de Ética, deputado Tercílio Turini (PSD), opinando pelo arquivamento do processo administrativo. Na interpretação do Conselho, não houve quebra de decoro pelos parlamentares.

 

Cidadania honorária

Os deputados estaduais Gilberto Ribeiro, Delegado Jacovós, Ricardo Arruda, Gilson de Souza e Marcel Micheletto apresentaram um projeto de Lei para homenagear o ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL). A homenagem é a concessão do título de cidadão honorário do Paraná ao ex-presidente.

 

Paraná e Paraguai

O governador em exercício do Paraná, Darci Piana se reuniu com o futuro ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Javier Jiménez Garcia de Zuñiga. No encontro, que contou ainda com integrantes do G7, grupo que reúne os principais representantes dos setores produtivos do Estado, ambos ressaltaram a importância e os benefícios de se aprimorar as relações internacionais entre o Paraguai e o Paraná e discutiram temas ligados à infraestrutura e à economia.

 

Novo secretário

O município de Corbélia promoveu alterações na Secretaria Municipal de Saúde. O vereador Paulo do Raio-X se licencia do mandato no legislativo municipal e assume a pasta, substituindo a enfermeira Cleide do Santos que até então chefiava a secretaria. A mudança foi confirmada pelo próprio secretário, que já teve a nomeação publicada no Diário Oficial do Município.

 

Moro em Cascavel

O senador da República, Sergio Moro, confirmou ao presidente da Sociedade Rural do Oeste do Paraná, Devair Bortolato, o Peninha, sua participação no lançamento da 42ª Expovel, programada para este sábado (5), a partir das 20h, no Círculo Italiano, situado no Parque de Exposições Celso Garcia Cid. Na oportunidade, haverá a escolha da Rainha e Princesas da Expovel, com a participação de dez candidatas.

 

Piso enfermagem

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), vai entrar com embargos de declaração contra a decisão do STF em relação ao piso salarial da enfermagem. De acordo com a decisão da Corte, será permitida regras diferentes para profissionais das redes pública e privada. “O que buscamos é a aplicação plena e imediata daquilo que foi decidido pelo Congresso Nacional em relação à enfermagem do Brasil”, escreveu em seu perfil no Twitter.