POLÍTICA

Janela partidária “esvazia” Podemos; até Alécio voltar, PP fica com maior bancada

A dança dos partidos não foi fraca, dos 21 vereadores de Cascavel, 15 trocaram de partido nesse período

Janela partidária “esvazia” Podemos; até Alécio voltar, PP fica com maior bancada
Janela partidária “esvazia” Podemos; até Alécio voltar, PP fica com maior bancada

Cascavel – Com o fechamento da janela partidária para as eleições de 2024, às 00h da última sexta-feira (5), a composição partidária de muitas Câmaras de Vereadores do Brasil mudou. Em Cascavel não foi diferente. Siglas como o Podemos que até então possuía a maior bancada da Casa ficou praticamente vazia, outras que não possuíam nenhum vereador ganharam diversos parlamentares, já outras ficaram sem nenhuma cadeira; aquelas que até então não possuíam nenhum parlamentar, passaram a contar com vereador na reta final do ano legislativo.

A dança dos partidos não foi fraca, dos 21 vereadores de Cascavel, 15 trocaram de partido nesse período. As mudanças começaram ainda no início da janela, 7 de março, no entanto, a maioria das movimentações ocorreu justamenta nos três dias anteriores ao encerramento.

O presidente da Câmara de Cascavel, vereador Alécio Espínola, saiu do Podemos e, após não ser aceito no Republicanos, migrou para PL, do prefeito Leonaldo Paranhos e do vice Renato Silva. Assim como Espínola, também migraram para o PL o vereador Contador Mazutti que também estava no Podemos, e o vereador Melo do Pastel, que deixou o Partido Progressistas, do pré-candidato a prefeito de Cascavel, Marcio Pacheco.

No entanto, também teve quem fez o caminho contrário, como é o caso do vereador Romulo Quintino, que saiu do PL e migrou para PP. Quem também assinou a ficha de filiação do PP foram os vereadores Pedro Sampaio, Líder do Governo Paranhos na Câmara, que saiu do Podemos, junto com o vereador Policial Madril, que também estava no Podemos e assinou no PP de Pacheco. O vereador Valdecir Alcantara, vice-líder de Paranhos na Casa, que saiu do PRD e compôs com o PP.

O suplente de vereador Misael Júnior, que ocupa temporariamente a vaga de Alécio Espínola, que se afastou do cargo para tratar de assuntos pessoais, também saiu do Podemos e abraçou o PP. Até a janela partidária, o Podemos, era o partido ‘mais forte’ da Câmara, depois do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) homologar a fusão com o PSC, partido original de Paranhos e que havia feito o maior número de cadeiras nas eleições de 2020, com 5 cadeiras e ainda o campeão de votos: Romulo Quintino foi eleito em 2020 com 3.050 votos.          

Mais trocas

O vereador Tiago Almeida saiu do União Brasil e migrou para o Republicanos, assim como Sadi Kisiel, que estava no Podemos e também assinou a ficha do Republicanos. O vereador Cidão da Telepar saiu PSB e na quarta-feira (3), assinou a ficha de filiação no Republicanos, contudo, na sexta-feira (5), Cidão mudou de ideia e migrou para o Podemos, sendo o único vereador da sigla na Casa agora.

O vereador Professor Santello saiu do PRD e migrou para União Brasil, do deputado federal Nelsinho Padovani, assim como Cleverson Sibulski, que estava no Solidariedade e migrou para União Brasil. O vereador Nei Haveroth saiu do PV migrou para PRD e Serginho Ribeiro saiu do PDT e foi para o PSD, do deputado estadual Gugu Bueno.

O vereador Dr. Lauri que estava no Solidariedade assinou a ficha do MDB, reforçando a bancada na Câmara de Cascavel.

Bancadas

Com as mudanças, as maiores bancadas na Câmara são: Republicanos, Progressistas e MDB, cada uma com quatro vereadores. O PL é o segundo maior, com três. Com dois, o União Brasil e com um representante, Podemos, PT, PSD E PRD.

Até que o vereador Alécio retorno da licença, o PP segue como a maior bancada, com cinco vereadores, sendo: Pedro Sampaio, Romulo Quintino, Policial Madril, Valdecir Alcântaca e Misael Junior.

Quem não mudou?

Os vereadores que não mudaram de partido foram: Professora Beth Leal e Carlos Xavier que seguem no Republicanos, Edson Souza, Josué de Souza e Josias de Souza, ficaram no MDB e a vereadora Professora Liliam, que segue sendo a única cadeira do PT.

Novas bancadas

PL (3)

Alécio Espínola (licenciado)

Contador Mazutti

Melo do Pastel

PP (5)

Romulo Quintino

Pedro Sampaio

Policial Madril

Valdecir Alcantara

Misael Junior (Suplente)

PRD (1)

Nei Haveroth

PSD (1)

Serginho Ribeiro

União Brasil (2)

Professor Santello

Cleverson Sibulski

Podemos (1)

Cidão da Telepar

Republicamos (4)

Professora Beth Leal

Vereador Xavier

Tiago Almeida

Sadi Kisiel

MDB (4)

Edson Souza

Josué de Souza

Josias de Souza

Dr. Lauri

PT (1)

Professora Liliam

Foto: Assessoria