Política

Informe da redação: Cúpula do Mercosul, Fura-fila e Páscoa parada

Cúpula do Mercosul

O presidente Jair Bolsonaro defendeu em reunião virtual da cúpula do Mercosul, nessa sexta-feira, a revisão das tarifas de importação do bloco, reiterando a defesa do governo brasileiro por taxas menores. Logo após a fala, ele deixou o encontro. Baixar as tarifas de importação depende de um acordo com os demais membros e enfrenta resistência da Argentina, anfitriã do encontro virtual e presidente temporária do bloco. Além de Brasil e Argentina, o Mercosul tem Paraguai e Uruguai como integrantes plenos. Outros sete países sul-americanos são membros associados. O Brasil defende também a flexibilização das regras do Mercosul para possibilitar acordos comerciais com países fora do bloco. “Defendemos a modernização do bloco, com a atualização da tarifa externa comum como parte central do processo de recuperação de nosso dinamismo”, disse Bolsonaro.

 

Vetados

A Argentina decidiu suspender voos do Brasil, do Chile e do México a partir deste sábado (27) para evitar que linhagens diferentes do novo coronavírus entrem no país, enquanto se prepara para uma segunda onda de infecções. As medidas incluem também exames e isolamento obrigatório de cidadãos voltando de outras regiões. “Até segunda ordem, voos rotineiros do Chile, do Brasil e do México serão suspensos”, disse o comunicado. Uma diretriz semelhante para voos do Reino Unido já está em vigor.

 

Fura-fila

Furar a fila da vacinação contra a covid-19 poderá resultar em multa de R$ 8.362 caso venha a ser adotada em Toledo. É o que prevê o Projeto de Lei 48, proposto pelos vereadores Gabriel Baierle, Marcelo Marques e Professor Oséias, que deve ser lido na sessão de segunda-feira.

 

Páscoa parada

A Semana Santa e o domingo de Páscoa são daquelas datas que costumam reunir as famílias, mas é arriscado se movimentar pelo Estado, alertam as autoridades sanitárias. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, pediu que as pessoas evitem viagens e aglomerações no feriado. “Reiteramos que não adianta adotar as medidas de contenção e chegar no feriado com toda aquela movimentação de viagens, visitas aos parentes, um fim de semana na praia. Isso tudo ajuda a ampliar a velocidade de contágio”, alertou.

 

Feriado antecipado

Inclusive, cresce a pressão para que o governo estadual antecipe os feriados deste semestre para tentar manter as pessoas em casa. Além da ACP (Associação Comercial do Paraná), agora a Força Sindical do Paraná enviou ofício com o mesmo teor ao governo. Além da Sexta Santa (2/4), há ainda Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalhador (1º de maio) e Corpus Christi (3 de junho).

 

Extraordinária

A Câmara de Vereadores Cascavel convocou duas sessões extraordinárias para a próxima terça-feira (30) para votar o Projeto de Lei 22/2021, que institui o Cacs/Fundeb (Conselho de Acompanhamento e de Controle Social do Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), que terá a função de fiscalizar o uso de recursos transferidos ao Município pelo Fundeb.

 

Sonegação e fraude

O Gaeco cumpriu nessa sexta nove mandados de prisão preventiva no âmbito da Operação Taregas, que investiga a atuação de organização criminosa em fraudes tributárias, falsidade ideológica e uso de documentos falsificados. Pelo menos 25 pessoas jurídicas localizadas em Santa Catarina, São Paulo e Paraná foram usadas para o esquema criminoso. As empresas eram do segmento de metal e sucata. Dentre os alvos dos mandados, quatro empresários são apontados como chefes do esquema, três pessoas no nível de gerência das empresas envolvidas com os ilícitos e dois “testas de ferro”. Os nove já foram denunciados criminalmente em 25 de fevereiro.