Deputados x Secretários
O clima esquentou na Assembleia Legislativa do Paraná, quando deputados da base governista tornaram pública a insatisfação com secretários de Estado que estariam articulando politicamente com prefeitos sem a participação dos parlamentares. O líder do governo, Hussein Bakri, exigiu respeito e reciprocidade, criticando a prática de alguns secretários que, segundo ele, “driblam” os deputados.
Mais reclamação
A reclamação ganhou força com o apoio de diversos parlamentares, que citaram nominalmente secretários como Márcio Nunes (Turismo), Rogério Carboni (Desenvolvimento Social e Família) e Júnior Weiller (Superintendência de Apoio aos Municípios). A insatisfação estaria ligada às eleições de 2026, já que muitos secretários têm pretensões políticas. Hussein Bakri prometeu enfrentar o problema e deve levar a questão ao governador Ratinho Junior.
Consulado de Portugal
O vice-consulado de Portugal em Curitiba será elevado à condição de consulado. Os vice-consulados oferecem alguma assistência, mas não são responsáveis pelas emissões de passaportes ou vistos. Estas representações têm uma conotação mais política e contratam menos funcionários que os consulados do Rio, São Paulo, Salvador e Belo Horizonte. Os consulados são gerenciados por diplomatas de carreira e têm um custo maior de manutenção, salários e mão de obra.
Pedágio
A cobrança das tarifas nos novos contratos de pedágio do Paraná completa um ano em março. Para avaliar esse primeiro período, a Frente Parlamentar das Engenharias e Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Paraná realizará uma audiência pública para debater o assunto. O evento tem como objetivo analisar os resultados, desdobramentos e perspectivas da nova concessão.
Medidor ‘1 milhão’
A Copel realiza nesta quinta-feira (20), em Cascavel, um evento que marcará a instalação do medidor de número 1 milhão dentro do programa Rede Elétrica Inteligente. Esta é uma das maiores iniciativas de digitalização dos serviços de energia elétrica em toda a América Latina, e já está presente em 117 municípios do Paraná. O evento contará a com a participação do diretor-geral da Copel Distribuição, Marco Villela.
Novos medidores
A etapa Oeste é a maior do programa, abrangendo 50 cidades. Em Cascavel, 80% das unidades consumidoras já têm medidores inteligentes. Os novos medidores permitem a comunicação das unidades consumidoras com a central de operações da Copel, agilizando a identificação de casos de falta de luz e o retorno da energia, em casos de desligamento. Permitem também que o cliente acompanhe o seu consumo via aplicativo da Copel.
Repasse FPM
O segundo repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) será de R$ 1.306.504.733,34, sem levar em consideração a retenção do Fundeb. Quando se soma o Fundeb, o crédito é de R$ 1.633.130.916,68. O montante será repassado aos cofres municipais nesta quinta-feira (20). O repasse apresenta uma queda de 27,07% quando comparado com o mesmo período no ano de 2024.
Arns na CCT
O senador paranaense Flávio Arns (PSB) foi eleito por aclamação presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) para o biênio 2025-2026. Arns observou que o avanço tecnológico deve servir à evolução social e à melhoria da qualidade de vida da população, com ênfase em setores como educação, saúde e segurança digital. Ele prometeu que a CCT tratará dos temas com “transversalidade”.