Galeria Lilás
A Câmara de Cascavel inaugurou a Galeria Lilás, um espaço idealizado para homenagear as mulheres que ocuparam cadeiras no Legislativo Cascavelense, de 1969. Desde a criação do município, apenas 13 mulheres assumiram a função, seja como titulares ou suplentes. Atualmente Cascavel conta com duas vereadoras, no entanto, a partir de 2025, apenas uma mulher irá ocupar a vaga, Bia Alcantara.
Sessões extraordinárias
Os vereadores de Cascavel seguem em ritmo acelerado para as férias. E para finalizar de vez o calendário legislativo, serão realizadas duas sessões extraordinárias, a primeira será nesta terça-feira (17), após a sessão ordinária. Os vereadores irão votar o orçamento de Cascavel e também a aprovação das contas do atual prefeito Leonaldo Paranhos. Já na quinta-feira (19), os vereadores retornam ao plenário para votar os projetos das emendas impositivas para execução no ano de 2025. Depois disso, férias para alguns e fim de mandato para outros.
Contas aprovadas
E fazendo justiça ao presidente da Câmara de Cascavel, vereador Alécio Espínola, que cobrou essa coluna por não ter divulgado o resultado da prestação de contas eleitorais do parlamentar, informamos ao leitor que Alécio teve as contas aprovadas. O Órgão Técnico da Vara Eleitoral havia se manifestado pela reprovação de contas, no entanto, a contabilidade do vereador explicou as inconsistências e Alécio teve as contas aprovadas na última semana.
Novos anúncios
O prefeito eleito de Cascavel Renato Silva e o vice-prefeito Henrique Mecabô anunciaram mais dois nomes do primeiro escalão do governo. Quem irá comandar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico é a empresária e ex-servidora pública Margarida Carneiro. Já para a Agência de Inteligência e Fomento o escolhido foi o empresário Everton Porfírio, filho do ex-vereador Miguel Porfírio.
Projeção populacional
O Ipardes divulga hoje (17) a projeção populacional do Paraná para o período 2025/2050, detalhada por idade e sexo. O objetivo é ajudar na compreensão das transformações demográficas dos municípios. Um dos destaques é que o Paraná deve atingir um ápice em 2045 e depois a tendência é de queda populacional. Os estudos incorporam os dados do Censo de 2022, divulgados pelo IBGE.
Orçamento Paraná
O governador do Paraná Ratinho Junior sancionou a Lei Orçamentária Anual referente a 2025, definindo estimativa da receita e fixando a programação das despesas para o próximo ano. Segundo o texto, o Paraná terá uma receita total de 78,6 bilhões, valor 15% maior do que a peça orçamentária de 2024. Em valores, isso representa um acréscimo de R$ 10 bilhões de um ano para o outro.
Esforço concentrado
O Congresso Nacional terá uma semana intensa de votações importantes antes do início do recesso legislativo. Na pauta, as prioridades são a votação do pacote de corte de gastos apresentado pelo governo federal, que estima economia de R$ 70 bilhões em dois anos, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) e o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA). A regulamentação da reforma tributária, aprovada na última semana pelo Senado, também deve ser concluída na Câmara dos Deputados.