INVESTIGAÇÃO

Polícia Federal deflagra operação contra corrupção eleitoral

Foto: Divulgação PF
Foto: Divulgação PF

GUAÍRA – A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira (16/12), uma operação para investigar e desarticular um esquema criminoso de corrupção eleitoral, envolvendo o aliciamento de eleitores e a posterior compra de votos e apoio político. O caso tem como alvo principal candidatos à prefeitura do município de São Jorge do Patrocínio/PR.

Esquema Criminoso e Aliciamento de Eleitores

Durante as investigações, foi constatado que eleitores foram abordados por integrantes do esquema criminoso. Segundo depoimentos, essas pessoas receberam propostas de pagamentos em dinheiro ou materiais de construção em troca de apoio político.

Uso Indevido de Recursos Públicos

Além disso, foram apurados indícios de que recursos públicos teriam sido utilizados para financiar o esquema. Esse dinheiro, desviado da administração pública municipal, serviu para custear a compra de votos. Documentos indicam a realização de orçamentos em lojas de materiais de construção, emitidos em nome do município, mas com destinatários particulares.

Esses documentos apontam a possível entrega de materiais de construção em residências privadas, sem justificativa oficial. Essa prática reforça os indícios de corrupção eleitoral e mau uso de verbas públicas.

Ação da Polícia Federal

Na operação desta segunda-feira, a Polícia Federal cumpriu cinco mandados de busca e apreensão, autorizados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. A ação buscou coletar mais provas relacionadas aos crimes investigados.

Crimes Investigados

A investigação aponta fortes indícios de crimes como:

  • Compra de votos;
  • Captação ilícita de sufrágio;
  • Desvio de recursos públicos;
  • Constituição de organização criminosa.

Portanto, com esses avanços, a Polícia Federal pretende aprofundar as investigações e identificar todos os envolvidos no esquema, visando responsabilizá-los judicialmente.

Fonte: PF Guaíra