Em coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje, o comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, General Evandro Luiz Amorim Rocha, anunciou a recuperação das últimas quatro pistolas furtadas do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizada (BI Mec), em Cascavel. Com isso, todas as nove armas desaparecidas foram localizadas, encerrando uma operação conjunta entre o Exército Brasileiro e a Polícia Militar do Paraná.
A descoberta das armas, ocorrida após uma denúncia anônima e um reajuste estratégico da Operação Ágata, aconteceu em uma área rural de Santo Antônio do Sudoeste. Um civil foi preso em flagrante durante a recuperação das primeiras cinco armas.
Militares envolvidos no crime estão sendo investigados e, após a comprovação de suas participações, serão submetidos a procedimentos criminais e militares, além de serem destituídos da corporação. O comandante ressaltou que a 15ª Brigada não tolerará qualquer tipo de desvio de conduta e que os responsáveis serão responsabilizados na forma da lei.
A Operação Ágata, que está em sua segunda fase, continuará em andamento sem prazo para encerramento. A operação, que visa combater crimes transfronteiriços e garantir a segurança da população, já apresentou resultados expressivos, como a apreensão de cerca de 653 mil reais em contrabando, mais de 20 toneladas de drogas e outros materiais ilícitos.
O General Rocha enfatizou o compromisso da 15ª Brigada com a segurança da sociedade brasileira e afirmou que a Operação Ágata continuará até que seus objetivos sejam totalmente alcançados.
Fonte: SOT