
Curitiba - O deputado estadual Delegado Tito Barichello (União), líder do Bloco Parlamentar de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Paraná, destacou o investimento inédito em armas não letais para as polícias do Estado, realizado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.
O anúncio foi feito ontem, quarta-feira (9), durante visita à sede da Axon Enterprise, nos Estados Unidos. Na ocasião, foi confirmada a compra de 2 mil armas de incapacitação neuromuscular (Tasers) para as forças de segurança do Paraná. O novo lote inclui 600 unidades adicionais, que se somam às 1.400 adquiridas em novembro de 2024. O investimento total ultrapassa US$ 5 milhões.
“Recebo com alegria essa excelente notícia, que representa um importante reforço para o nosso arsenal com armas não letais. São equipamentos modernos, de alta tecnologia — do mesmo tipo utilizados até mesmo pelo FBI nos Estados Unidos.”
Aquisição de Armamento Não Letal
Essa é a primeira aquisição desse tipo de armamento pelo Paraná, com o objetivo de modernizar e tornar mais seguras as ações policiais, especialmente em operações de baixo risco. As armas serão destinadas às polícias Militar, Civil, Penal e Científica, com treinamento previsto após a chegada dos cartuchos.
A iniciativa faz parte do programa Paraná Mais Seguro, que já apresenta resultados positivos: em 2024, o Estado atingiu a menor taxa de homicídios da história (14,06 por 100 mil habitantes), além de quedas em furtos, roubos e crimes no campo, com destaque para o programa Patrulha Rural Comunitária 4.0.
Fonte: Alep