Opinião

OAB Cascavel se prepara para celebrar 50 anos de história

Diversas atividades serão programadas para 2024, quando a entidade celebrará cinco décadas de atuação na cidade e região

OAB Cascavel se prepara para celebrar 50 anos de história

Em 2024, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Subseção de Cascavel vai celebrar 50 anos. Desde 11 de junho de 1974, a entidade atua no direcionamento da classe em Cascavel e região, além de contribuir para diversas conquistas que vão ao encontro do desenvolvimento da sociedade.

Nessas quase cinco décadas, muitos personagens protagonizaram a história da advocacia cascavelense e do direito como um todo. Para contá-la e organizar as ações comemorativas, uma comissão temporária já foi constituída pela diretoria. A advogada Clarissa Sgarioni, que também é Secretária-Geral Adjunta, está à frente dos trabalhos.

“Até a grande confraternização, que será em 8 de junho de 2024, no clube Tuiuti, teremos diversas atividades que estão em fase de planejamento. Estamos nos preparando para rememorar os grandes momentos de conquista e luta da nossa subseção”, comenta Clarissa.

Entre as ações já definidas, está o Memorial da Advocacia Cascavelense que será instalado na sede da OAB Cascavel. O projeto arquitetônico está finalizado e logo o público poderá apreciar o espaço.

A comissão temporária, focada no cinquentenário, também é integrada pelos advogados Silvia Massaro Mascarello, Gilberto Mello, Eneida Fettback e Doralice Fagundes.

Ordem e Desenvolvimento

O presidente da Subseção, Alex Gallio, analisa que a história da OAB Cascavel contribuiu para o desenvolvimento do município e da região. Por isso, chegar aos 50 anos torna-se motivo de júbilo para a classe de advogados, mas também para toda a comunidade.

“Quando a nossa subseção foi implantada, há 50 anos, o objetivo era justamente trazer a organização dos advogados a nível estadual para a cidade. Naquela ocasião, a necessidade da justiça era fundamental, porque sabemos da história conturbada em relação aos posseiros e a usurpação de direitos no passado. Nesse contexto, os advogados foram fundamentais para que a justiça fosse efetiva”, analisa.

Gallio também reforça a importância da comemoração e valorização da advocacia.

“É uma oportunidade de valorizar os advogados que chegaram em Cascavel há muitos anos. Temos profissionais aqui com mais de 35 anos de atuação na cidade. Eles foram homenageados já pela antiga gestão, e agora vamos coroá-los com uma programação que vai enaltecer as suas trajetórias e contribuições para a cidade”, destaca.

O evento de comemoração está programado para 10 de agosto de 2024 e, desde já, a Subseção organiza os preparativos. Até o fim deste ano, a previsão é que o Memorial seja aberto ao público.

Crédito: Assessoria