Opinião

“Mutirão Renegocia!”

ADI
ADIPR

“Mutirão Renegocia!”

O Procon-PR, em conjunto com os Procons municipais do Paraná, iniciou nesta segunda-feira (24) do “Mutirão Renegocia!”, que ocorre até o dia 11 de agosto. Ao participar do mutirão, os consumidores terão a oportunidade de renegociar dívidas de forma mais favorável, com condições especiais de pagamento e possíveis descontos. Para participar, o cidadão pode utilizar a plataforma consumidor.gov.br.

 

Segurança pública

O Paraná tem 11 cidades no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci II), lançado pelo governo federal, com o objetivo de prevenção, controle e repressão da criminalidade no país. As cidades contempladas são Curitiba, Almirante Tamandaré, Campo Largo, Cascavel, Colombo, Foz do Iguaçu, Londrina, Paranaguá, Piraquara, Ponta Grossa e São José dos Pinhais.

 

Missão internacional

A missão internacional liderada pelo governador Ratinho Júnior iniciou a agenda dele no Canadá com reuniões com representantes do governo da província de Quebec para buscar novas parcerias nas áreas de tecnologia, sustentabilidade e energia renovável. “Estamos apresentando os produtos paranaenses, estreitando a parceria comercial entre os dois estados, além de levar ao Paraná as tecnologias que são desenvolvidas no Canadá”, disse o governador.

 

Cívico-militar

O secretário de Educação do Paraná, Roni Miranda, afirma que o aumento das escolas cívico-militares é prioridade. “É uma prioridade nossa ampliar a cívico-militar. É uma gestão de resultados. Como também a política de tempo integral. Não queremos fazer uma gestão ideológica, mas uma gestão de resultados. O tempo integral também dá resultado. O objetivo é sempre melhorar os resultados”, disse.

 

Riscos ambientais

As empresas sediadas no Paraná são as que mais contratam seguro para riscos ambientais na Região Sul. Esta é a conclusão do último levantamento da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), que apontou arrecadação de R$ 4 milhões no estado entre janeiro e maio. Atualmente, o Paraná detém 50,7% de todas as apólices deste seguro comercializadas este ano no Sul.

 

Rearranjo produtivo

Levantamento de custos de produção da suinocultura paranaense, realizado em maio deste ano pelo Sistema Faep/Senar-PR, aponta que a crise que vem castigando a suinocultura paranaense nos últimos três anos pode estar perdendo a força. Sinais como o aumento na produção, maior peso registrado nos abates e maior número de fêmeas nas granjas indicam que a cadeia está passando por um rearranjo produtivo.

 

Questão de saúde

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará uma cirurgia para tratar uma artrose no quadril até dezembro. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do petista. “A cirurgia vem sendo discutida há algum tempo e, por não ter urgência, não tem ainda data definida”, indicou a assessoria.

 

Cosud

Os sete secretários de Agricultura do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) se reuniram em Brasília, com o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin. Em pauta os riscos da gripe aviária para o País – são mais de 60 casos confirmados, a imensa maioria em aves silvestres. O Cosud reúne os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

 

Efeito colateral

Antes de decidir como será a entrada de partidos do Centrão no governo, Lula pediu a seus auxiliares um diagnóstico sobre o impacto da chegada dos novos aliados, especialmente nas disputas estaduais. O presidente procura saber se a adesão de novatos pode causar insatisfação e até a saída de aliados mais antigos, um efeito colateral que o petista quer evitar. A possível reforma ministerial deve ocorrer em agosto.