Opinião

Esporte paranaense teve “ano de glórias” com diversas conquistas

Esporte paranaense teve “ano de glórias” com diversas conquistas

Curitiba – A Secretaria de Esportes do Paraná divulgou ontem (28) um balanço sobre resultados dos paranaenses em competições promovidas pelo Governo do Estado em 2023. Os jogos movimentaram dezenas de cidades do interior, com reflexo na economia regional.

Ao todo, foram realizados Jogos Escolares, Paralimpiadas Escolares, Jogos da Juventude, Bom de Bola, Jogos Abertos, Jogos Universitários, Paraná Combate, entre outros do calendário regular. O Estado também consolidou sua posição de destaque na inclusão com a introdução de uma nova modalidade, os Jogos Indígenas.

Outros destaques foram os Jogos da Terceira Idade, realizados em Guaratuba, com a participação de mais de 2 mil idosos, e os Jogos Abertos Master, que reuniram mais de 3 mil atletas. Marca já consagrada no Estado, os Jogos de Aventura e Natureza (JANs) tiveram quatro edições (Norte, Festival de Inverno, Corredor das Águas e Angra Doce) e foram indutores do turismo e do desenvolvimento econômico.

Na avaliação do secretário de Esporte, Helio Wirbiski, o esporte do Paraná é referência para o Brasil. “Alcançamos pessoas dos 12 aos 90 anos com competições regulares espalhas em todos os lugares, revelando talentos até para seleções brasileiras. No Paraná Bom de Bola, a competição de futebol de campo, foram 25 mil atletas, homens e mulheres, dos 12 até os 50 anos, competindo e mostrando talento em grandes eventos”, destacou.

As competições reuniram em 2023, entre atletas, técnicos e dirigentes de equipes, cerca 183 mil pessoas, somando as etapas iniciais e finais.

O ano também foi de conquistas para o esporte paranaense em outros territórios. O Paraná foi vice-campeão da edição 2023 dos Jogos Escolares Brasileiros, levou 35 medalhas no Parapan do Chile e ficou em quarto lugar geral no Jogos da Juventude do Comitê Olímpico com 16 medalhas de ouro, 18 de prata e 21 de bronze.

Foto: SEES