OPINIÃO

Coluna Amparar

Coluna Amparar

A família é uma comunidade de destino

Cascavel e Paraná - Cada um de nós, a partir do momento em que entrou nesta vida, pertence a determinados sistemas de relações que, com o tempo, vão se ampliando cada vez mais. Trata-se dos grupos e relações importantes para a nossa sobrevivência e o nosso desenvolvimento e dos quais formamos parte ao longo de nossa vida. Dentre todos esses grupos o mais determinante para nossa vida é a família.

A família se estrutura como um sistema. Isso significa que a família é uma comunidade de pessoas unidas pelo destino ao longo de várias gerações cujos membros podem ser inconscientemente envolvidos no destino de outros membros.

Esta comunidade se comporta como se a união dela fosse mantida por uma força que liga todos os membros entre si e é conduzida por um senso de ordem e equilíbrio que atua por igual sobre todos os membros. Esta força que conecta os membros entre si é designada por Hellinger “destino”.

Assim, destino são forças que, desde o passado, nos vinculam de modo inelutável aos efeitos bons ou maus dos acontecimentos que tocam a nossa vida. Esses efeitos nos são destinados independentemente de nossa vontade.

Nessa comunidade de destino – isto é, a família – atua uma complexa interação de necessidades fundamentais: A necessidade de pertencimento ou vinculação; a necessidade de equilíbrio entre dar e tomar; e a necessidade de ordem. Em outras palavras, princípios que regulam o pertencimento e o funcionamento do sistema familiar.

Uma vez que o nosso pertencimento ao sistema familiar não resulta de uma livre escolha e sim de um “destino”, assumimos a culpa e a inocência daqueles que vieram antes de nós: Irmão ou irmã mais velha, pais, tios, avós, etc. Por este motivo, algumas vezes uma pessoa sofre no lugar de outra sem saber disso e mesmo sem saber de quem se trata.

O processo de compensação faz com que os saudáveis se tornem doentes, os felizes se tornem infelizes, os inocentes se tornem culpados, e os vivos queiram seguir os mortos.

JOSÉ LUIZ AMES E ROSANA MARCELINO são consteladores familiares e terapeutas sistêmicos e conduzem a Amparar

Siga no Instagram ⬇️

https://instagram.com/amparar.terapias?igshid=ZDdkNTZiNTM

Siga no YouTube⬇️

https://youtube.com/@amparar.terapias

Siga no Facebook⬇️

https://www.facebook.com/ampararterapias?mibextid=ZbWKwL