
Freio puxado
Paraná - Potencial candidato à Presidência, o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), defendeu a renovação de lideranças e criticou a burocracia durante o AgroForum Cuiabá, na quinta (22). Para ele, o Brasil precisa de uma nova geração no comando para “destravar” investimentos e infraestrutura. Ratinho também destacou o protagonismo estadual e comparou o país a um “puro-sangue com o freio puxado”.
Pioneirismo
O Governo do Paraná apresentou as 1.400 novas armas de choque Taser 10, tornando o estado pioneiro no uso integrado pelas polícias Civil, Militar e Penal. O investimento foi de R$ 25 milhões, com recursos estaduais e federais. As Taser 10 são consideradas as mais modernas do mercado e já são utilizadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Patrimônio
O cultivo de erva-mate nas florestas de araucária do Paraná foi reconhecido nesta semana pela ONU como Patrimônio de Sistemas Agrícolas de Importância Global. A prática alia preservação florestal, cultura e sustento de comunidades. Em 2022, a produção brasileira de erva-mate alcançou 618,6 mil toneladas.
Ação rejeitada
Nesta quinta (22), o juiz da 175ª Zona Eleitoral de Curitiba rejeitou a ação contra o prefeito Eduardo Pimentel Slaviero, o vice Paulo Martins e o ex-prefeito Rafael Greca, que os acusava de coagir servidores para influenciar as eleições. A decisão pode ser recorrida ao TRE-PR.
Título cancelado
No Paraná, 328.847 eleitores tiveram o título cancelado por ausência não justificada e falta de pagamento de multas, com Curitiba (61.367) e Londrina (21.983) liderando. Com o cancelamento, ficam impedidos de votar, participar de concursos, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula escolar, acessar crédito público e realizar atos que exigem a quitação eleitoral.
Regularizar
Eleitores com título cancelado devem comparecer ao Fórum Eleitoral das 12h às 18h, levando documento de identidade e comprovante de residência, para quitar multas e regularizar a situação. Quem tem biometria cadastrada pode fazer o procedimento online pelo site do TSE. Mais informações estão disponíveis no site do TRE-PR.
Seleção
A CCR PRVias, empresa do grupo Motiva, está com 118 vagas abertas para operadores de pedágio nas praças de Imbaú, Ortigueira, Sertaneja, Tibagi e Witmarsum, no Paraná. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição online disponível no site oficial da CCR PRVias. O processo seletivo inclui 15 dias de treinamento, e os detalhes sobre salários e benefícios serão divulgados durante a seleção.
Na Itaipu
O diretor da Aneel, Fernando Mosna, visitou a usina hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), nesta semana. Ele destacou a importância da usina para a matriz energética limpa do Brasil e reforçou a parceria com a Binacional, especialmente na definição da tarifa e em ações de capacitação técnica. A visita incluiu um tour pelas instalações e discussões sobre o futuro do setor elétrico.
IOF
O Ministério da Fazenda unificou a alíquota do IOF em 3,5% para compras com cartões internacionais, remessas e investimentos no exterior. A medida visa uniformizar tributos e deve arrecadar R$ 20,5 bilhões em 2025. Compras diretas em sites estrangeiros e passagens aéreas seguem isentas.