
Frio no Paraná
Paraná - Uma massa de ar polar deve intensificar o frio no Paraná a partir de terça-feira (29), com mínimas previstas de até 6°C na região centro-sul. Segundo o Simepar, General Carneiro será um dos municípios mais afetados pela queda de temperatura. O fenômeno marca o avanço do outono com características típicas do inverno.
Senado
Com a decisão de Oriovisto Guimarães (PSDB) e Flávio Arns (PSB) de não buscar reeleição, duas vagas no Senado do Paraná estão em aberto, gerando uma disputa entre candidatos “institucionais” e uma outsider. Curiosamente, o nome de Álvaro Dias (Podemos), com grande votação nas últimas eleições, foi excluído das pesquisas. Caso o governador Ratinho Junior (PSD) opte pelo Senado em vez da Presidência, ele garante uma vaga, deixando a outra para candidatos como Felipe Barros (PL), Cristina Graeml (Podemos) e, talvez, Alvaro Dias.
Café Cultural
A Escola Judiciária Eleitoral promove na segunda-feira (28), às 16h, o 30º Café Cultural. O tema desta edição será a “Constitucionalismo Digital”. O Café Cultural, que será conduzido pelo doutor João Victor Archegas, acontecerá no endereço Rua: João Parolin, 224, também será transmitido ao vivo, pelo Youtube do TRE-PR.
Inspeção
Em maio, o Conselho Nacional de Justiça realiza mais uma inspeção no Tribunal de Justiça do Paraná, avaliando setores administrativos e judiciais, além de cartórios e varas de nove cidades da região metropolitana e 17 do centro de Curitiba. A inspeção será de 19 a 23 de maio, com foco na produtividade dos desembargadores e tempo de tramitação dos processos.
Fusão
O PSDB e o Podemos devem anunciar a fusão entre os dois partidos na próxima terça-feira, 29. A nova sigla terá a presidência de Renata Abreu (Podemos) nos primeiros dois anos, seguida por Marconi Perillo (PSDB). A aliança, que pode incluir ainda o Solidariedade, formará uma bancada de 33 deputados, sete senadores e três governadores, com o comando alternado entre os partidos. O deputado Beto Richa (PSD) é o nome mais cotado para presidir a nova legenda no Paraná.
Mabel no PP
O PP anunciou a filiação da deputada estadual Mabel Canto, eleita pelo PSDB, que assina sua ficha no partido na próxima segunda-feira (28). Mabel, líder da bancada feminina na Assembleia Legislativa e destaque nas pautas de direitos das mulheres, desenvolvimento regional e transparência, reforça o time do partido, que já é a segunda maior força política no Paraná. A filiação será na sede do PP em Curitiba com a presença de lideranças estaduais e nacionais. Com a chegada de Mabel, a bancada estadual do PP passa a contar com sete parlamentares na Alep.
Codesul
O vice-governador Darci Piana (PSD) representou o Paraná na reunião do Codesul, em Brasília, que reúne também Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Durante o encontro, foi apresentado o plano “Visão Regional 2040” e assinado um memorando com o Banco Mundial para criar um sistema integrado de monitoramento climático e gestão de riscos. O planejamento define ações coordenadas em áreas como meio ambiente, educação e segurança, visando o desenvolvimento regional e a resposta a emergências climáticas.