OPINIÃO

Coluna ADI pelo Paraná

Coluna ADI pelo Paraná

Liderança

Paraná - Em 2024 o Paraná chegou a 319 cidades no Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, representando 24,5% do total de 1.301 adesões nacionais, o que facilita aos municípios o acesso a recursos e políticas públicas nacionais. “O enfrentamento da fome não é simples, precisamos da união para ter um ambiente inovador e sustentável de produção se quisermos abastecer os municípios, o Estado, o País e termos a presença forte no mundo, que é o nosso caminho”, disse o secretário Natalino de Souza (Agricultura e do Abastecimento).

Tarifa Zero

Cascavel e Curitiba começaram 2025 com a domingueira no transporte coletivo. Em Cascavel, os usuários não pagam a tarifa aos domingos.  A gratuidade, segundo o prefeito Renato Silva (PL), não só favorece os que trabalham aos domingos, mas também incentiva os cascavelenses a conhecerem melhor a cidade. “É política pública em prol da população”, resume.  Em Curitiba, a domingueira custa meia tarifa (R$ 3,00) e o prefeito Eduardo Pimentel (PSD) disse que neste ano, o segundo consecutivo, não haverá aumento da passagem, Outro projeto previsto para o primeiro trimestre é o “Tarifa zero para quem precisa”, que atenderá pessoas cadastradas no Sine em busca de emprego.

Alta produção

O noroeste do Paraná é responsável por concentrar quase toda a produção de látex, matéria prima da borracha, no país. O clima ameno torna a região uma potência. Segundo o IBGE, uma área pequena com pouco mais de mil hectares produz cerca de 2 mil toneladas por ano. Tudo o que é extraído no Paraná vai para São Paulo, e, lá, é transformado em pneu.

Câmara de Curitiba

Durante os próximos dois anos, no biênio 2025-2026, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) terá a presidência do vereador Tico Kuzma (PSD). Leônidas Dias (Pode) será o 1ª vice-presidente e Nori Seto (PP) o 2º vice. As secretarias serão ocupadas por Bruno Rossi (Agir), Indiara Barbosa (Novo), Meri Martins (Republicanos) e Giorgia Prates (PT).

Aumento

O preço do material escolar vai subir de 5% a 9% em virtude da elevação dos custos de matérias-primas como papel, tinta e artigos atrelados ao dólar. A informação sobre o aumento do preço do material escolar é da Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares. Segundo o IBGE, o preço dos cadernos já subiu 6,31%, enquanto os livros tiveram acréscimo de 9,65% e os livros didáticos foram reajustados em 7,64%.

Turismo em Itaipu

Em 2024, o Complexo Turístico Itaipu (CTI) recebeu 485.990 visitantes, sendo 37.363 moradores dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu. Dentre as atrações mais procuradas está o passeio Itaipu Panorâmica (329.424 visitantes). Em segundo lugar, está o passeio Itaipu Especial (66.112 visitantes). Os argentinos foram os visitantes estrangeiros de 128 países com maior presença (5.754), à frente dos chilenos (3.447), americanos (3.218), alemães (3.138) e chineses (3.080).

Somos contra

Pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira (6) mostra que 86% dos brasileiros reprovam as invasões das sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro de 2023. Após dois anos, a reprovação aos atos golpistas segue alta, mas houve uma queda de 94% para 86%. Em fevereiro de 2023, 94% dos brasileiros desaprovam os atos bolsonaristas que defendiam um golpe de Estado; em dezembro daquele ano, esse índice caiu para 89%, e, agora, é de 86%.O instituto entrevistou 8.598 pessoas entre os dias 4 e 9 de dezembro e considerou a margem de erro de 1%.