COLUNA ADI

Coluna ADI pelo Paraná

Coluna ADI
Coluna ADI

Fiagro

Na reunião com a Frente Parlamentar da Agropecuária em Brasília, o governador Ratinho Júnior (PSD) anunciou o aporte de R$ 350 milhões na criação do Plano Safra estadual – o Fiagro (Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas do Agro).  A gestão será da Fomento Paraná e o fundo pode gerar R$ 2 bilhões em investimentos a partir de 2025. Os recursos poderão ser usados para projetos de sistemas de irrigação, expansão da produção, armazenagem, equipamentos, tratores e outros maquinários agrícolas. “E o agronegócio do Paraná tem uma grande qualidade: a industrialização. Esse é um caminho que o Brasil deve seguir. E agora com o Fiagro, que terá juros menores que o Plano Safra, vamos dar mais um grande salto”, afirmou Ratinho Junior ao destacar que o estado exporta alimentos para mais de 170 países.

Mais crédito

O BRDE e a Fiep assinaram convênio para proporcionar linhas de crédito facilitadas a indústrias paranaenses no contexto da Jornada da Produtividade do Senai Paraná. O programa pretende aumentar a produtividade e a competitividade das indústrias em todos os segmentos, além da digitalização dos processos produtivos por meio de uma jornada de longo prazo, composta por etapas de consultorias, formação e outros programas específicos. “O BRDE apoia a geração de emprego e renda e contribui para a transformação social através do apoio ao setor industrial a projetos de investimentos”, disse o diretor de Controladoria e Crédito do BRDE, Tiago Tosato.

Mutirão

A Secretaria Estadual do da Justiça e Cidadania, o Procon-PR e os Procons municipais participam da segunda edição do “Mutirão Renegocia!” entre 16 de dezembro a 17 de janeiro. A ação é coordenada pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública. “O objetivo é auxiliar o consumidor a negociar dívidas bancárias e não bancárias, como água, luz, telefone e outros, e iniciar o ano com mais tranquilidade”, afirma o secretário Santin Roveda. “O mutirão põe em prática as ações de prevenção ao superendividamento e o entendimento de que o consumidor superendividado é aquele que, com sua renda, não consegue arcar com suas necessidades básicas e de seus familiares”, explica Roveda.

Triplo da média

O turismo do Paraná cresceu o triplo da média nacional entre janeiro e outubro de 2024, de acordo com pesquisa do IBGE. O Paraná teve alta de 6,1% nos dez primeiros meses do ano, enquanto o Brasil registrou o crescimento de 2,3%. O índice coloca o Paraná como o quarto estado com o maior aumento em 2024, atrás apenas de Santa Catarina (8,9%), Para (8,6%) e Bahia (7,3%). O turismo paranaense tem crescimento superior ao Rio de Janeiro (5,5%), Minas Gerais (4,4%), Pernambuco (3,8%) e São Paulo (2,4%).

Avaliação

Líder do Governo na Assembleia, o deputado Hussein Bakri (PSD) destacou no segundo semestre aprovação, por exemplo, da modernização da legislação ambiental e das carreiras militares, a manutenção do Paraná como melhor educação do país e a consolidação como 4ª maior economia do Brasil. Cita ainda o desempenho eleitoral do PSD sob o comando do governador Ratinho Junior que elegeu 40% dos prefeitos do Paraná. “Mais uma vez, aprovamos 100% dos projetos de lei do governo, sempre com contribuições importantes dos deputados da base e da oposição, servidores, sociedade civil organizada. O objetivo sempre é o de buscar entendimentos e consensos”, avalia Bakri.