Opinião

Amor e vínculo

Amor e vínculo

“Amor não é a mesma coisa que vínculo. Nenhum vínculo consegue ser tão forte quanto o primeiro. Isto, porém, não vale para o amor, que pode ser até maior em vínculo posterior” (Bert Hellinger)

Como se relacionam entre si amor e vínculo? Antes de tudo, precisamos esclarecer quando se cria um vínculo entre duas pessoas. Para Hellinger, nem sempre fica claro quando se cria um vínculo. No entanto, afirma ele, é certo que através da consumação do amor se cria um vínculo, especialmente quando a consumação sexual dá origem a um filho. Este vínculo é indissolúvel.

Esta afirmação parece estar em contradição com os fatos. Afinal, o divórcio não dissolve o vínculo que existe entre o casal, mesmo quando existem filhos? Se não for assim, o que é dissolvido em uma separação?

Aquilo que o divórcio dissolve é o contrato de obrigações recíprocas entre o casal. Contudo, especialmente quando o relacionamento deu origem a filhos, permanece ativo o vínculo que une o casal. Nos filhos o casal permanece vinculado entre si. Nos filhos o vínculo que une o casal é indissolúvel.

Como se ligam entre si amor e vínculo? A intensidade com a qual o vínculo é sentido decresce a cada novo relacionamento. A separação mais fortemente sentida é a primeira e vai diminuindo progressivamente a cada nova separação. O amor, pelo contrário, pode até crescer nos relacionamentos seguintes.

Como podemos perceber a diminuição da intensidade do vínculo de um relacionamento para outro? Percebemos isso porque a separação virá acompanhada progressivamente de menos dor e menos culpabilidade. A dor e a culpa decrescem na mesma proporção que crescem as separações.

Em virtude do fato de a separação não extinguir o vínculo emocional entre o casal, é preciso que em um relacionamento seguinte o casal fique atento a dois pontos. Primeiro: reconhecer o relacionamento anterior; segundo dissolver o relacionamento anterior de maneira honrosa. Os dois pontos são condições para alcançar êxito na relação seguinte.

Se você já se separou e encontra dificuldades no novo relacionamento, entra em contato. Podemos ajudar você!

JOSÉ LUIZ AMES E ROSANA MARCELINO são consteladores familiares e terapeutas sistêmicos e conduzem a Amparar
Whatsapp: https://bit.ly/2FzW58R
Siga no Instagram ⬇️
https://instagram.com/amparar.terapias?igshid=ZDdkNTZiNTM=
Siga no YouTube⬇️
https://youtube.com/@amparar.terapias
Siga no Facebook⬇️
https://www.facebook.com/ampararterapias?mibextid=ZbWKwL