Política

Ex-prefeito Ducci lidera pesquisa eleitoral para a Prefeitura de Curitiba

Ex-prefeito Ducci lidera pesquisa eleitoral para a Prefeitura de Curitiba

O Instituto Paraná Pesquisas divulgou ontem (31), uma sondagem sobre o cenário para as eleições municipais de 2024 de Curitiba. Apesar dos cenários apresentados mostrarem uma disputa acirrada, o ex-prefeito de Curitiba e deputado federal Luciano Ducci (PSB) aparece com vantagem na preferência do eleitor curitibano.

No cenário espontâneo, quando o entrevistador não apresenta nomes de candidatos, quem lidera é o atual prefeito Rafael Greca, com 10,3%, seguido do atual vice-prefeito Eduardo Pimentel que soma 2% das intenções; o deputado estadual Goura aparece com 1,2% das intenções e o ex-prefeito de Curitiba e deputado federal Luciano Ducci e o deputado estadual Ney Leprevost somam 1% respectivamente; o ex-procurador da Lava Jato e ex-deputado federal Deltan Dallagnol aparece com 0,6%; o ex-deputado Paulo Martins, o ex-governador do Paraná, Roberto Requião, e o deputado estadual Requião Filho têm 0,4%, a deputada federal Carol Dartora e a deputada federal por São Paulo, Rosangela Moro, somam 0,1%. Outros nomes citados são 0,9%, Nesse cenário, não sabem somou 78,9% e ninguém 2,7%.

O atual prefeito Rafael Greca não poderá disputar as eleições municipais de 2024, já que está em seu segundo mandato consecutivo à frente da Prefeitura de Curitiba e a legislação eleitoral não permite uma nova reeleição.

Cenários estimulados

O Paraná Pesquisas também realizou o levantamento em cinco cenários estimulados, aquele em que o entrevistados apresenta um rol de possíveis candidatos para disputa.

No primeiro cenário, o ex-prefeito e atual deputado federal Luciano Ducci (PSB) lidera a corrida com 25,6% das intenções de voto, seguido da deputada federal, por São Paulo, Rosangela Moro, com 15,3%; o atual vice-prefeito Eduardo Pimentel aparece com 14,7% das intenções, seguido de Paulo Martins com 11,4%. A deputada federal Carol Dartora e a deputada estadual Maria Victória somam 6,6%. Não sabe ou não respondeu são 8,4% e nenhum, branco ou nulo 11,4%.

Quem lidera o segundo cenário é o ex-deputado federal e ex-procurador Deltan Dallagnol, com 15,5%, seguido do deputado estadual Ney Leprevost, com 14,7%. Luciano Ducci aparece com 14,5% das intenções, seguido do ex-governador Beto Richa (incluído neste cenário), com 13,7%. Já Eduardo Pimentel aparece com 10,8%, seguido de Paulo Martins, 7,5%, Carol Dartora, 5,5% e Maria Victória, 4,1%. Não sabe são 6,5%, nenhum, branco ou nulo, 7,3%.

No terceiro cenário, Luciano Ducci volta à frente e aparece com 19,8% das intenções, seguido de Ney Leprevost, 16,3%, Deltan Dallagnol, 15,8%, Eduardo Pimentel, 12,4%, Paulo Martins, 8,2%, Carol Dartora, 6,1% e Maria Victória, 5,6%. Não sabe são 7,6% e nenhum, branco ou nulo, 8,3%.

No quarto cenário, Luciano Ducci tem 22,4%, Ney Leprevost, 19%, Eduardo Pimenel, 14%, Paulo Martins, 12,3%, Carol Dartora, 6,7% e Maria Victoria, 6,1%. Não sabe ou não opinou: 8,2%; brancos ou nulos: 11,3%.

No último cenário estimulado apresentado, Luciano Ducci aparece com 28,1%, Ney Leprevost, 19,8%, Eduardo Pimentel, 17,5% e Carol Dartora, 9,4%. Não sabe, 9,1%, nenhum soma 16,1%

A Paraná Pesquisas ouviu 805 eleitores com 16 anos ou mais, no município de Curitiba, de 26 a 29 de outubro. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. O grau de confiança é de 95%.

Avaliação Greca

O Paraná Pesquisas também realizou um levantamento sobre a avaliação e aprovação da administração do prefeito Rafael Greca. De acordo com os dados, 70,6% dos curitibanos aprovam a administração e 26,5% desaprovam; outros 3% não sabe ou não opinou. Em comparação com o último levantamento realizado em abril, a aprovação de Greca aumentou. Em abril o cenário era o seguinte: 65,2% aprovava, 31,5% desaprovava e 3,3% não sabe ou não opinou.

Para 57,1% dos entrevistados, a administração de Rafael Greca é ótima ou boa, regular soma 23,1% e ruim ou péssima 18%, não sabe ou não opinou: 1,7%. (clique na imagem para ampliar)

No cenário estimulado, Greca aparece na frente, mesmo sem possibilidade de nova reeleição. (clique na imagem para ampliar)

 

Ducci lidera em quatro dos cincos cenários apresentados aos eleitores

Aprovação de Ratinho segue alta

O levantamento do Paraná Pesquisas indica que, segundo os curitibanos, a administração do governador paranaense Ratinho Junior tem 73,7% de aprovação, enquanto o índice de desaprovação chega a 22,5% (não sabe/não opinou: 3.9%).

Ao mesmo tempo, a pesquisa mostra que a administração é considerada ótima por 19,5%. Já 39,4% dos curitibanos ouvidos dizem que a administração é boa. Para 24,6% é regular. E é considerada ruim para 7,1% – mesmo índice dos que a acham péssima. Não sabe/não opinou: 2,4%.