Esportes

Vencer os 500 Km de SP é entrar para a história

Vencer os 500 Km de SP  é entrar para a história

Tradicional competição de longa duração no Brasil, os 500 Km de São Paulo terá sua 39ª edição neste sábado e domingo, em Londrina, no Norte do Paraná. A programação será em conjunto com a 3ª etapa do Paranaense de Marcas e Pilotos no sábado e domingo, com promoção de Silvio Zambello, supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA) e patrocínio dos Pneus Yokohama e Rede Pit-Stop.

Os 500 Km de São Paulo é uma competição histórica. Sua primeira edição foi disputada em 1975 e teve a vitória da dupla Celso Lara Barbieris/Ruggero Peruzzo, com um Maserati Corvette. Lara chegaria ao tri ao voltar a vencer em 1959 e 1961. Em 1961 Lara teve como parceiros Ruggero Peruzzo e Emílio Zambello. Emílio, pai do Silvio Zambello, atual promotor da prova, comandava a equipe e fez história ao fazer dobradinha com as Maserati 450S.

Vencer esta tradicional prova significa entrar para a história do automobilismo brasileiro e entre aqueles que estão na galeria de vencedores estão Luiz Pereira Bueno (1966, 1970 e 1971), Flávio de Andrade/Ruyter Pacheco (2000 e 2001), Chico Longo/Daniel Serra (2009 e 2010). Chico Longo também venceu em 2018, no trio que contou também com Marcos Gomes e Victor Franzoni.

Na história mais recente quem está fazendo história são os paranaenses. Em 2020 a vitória foi do quarteto formado por José Vilela, Guga Ghizo, Leandro Totti e Léo Yoshi (MRX). Em 2021 nova vitória paranaense, desta vez com o quinteto Leandro Totti, Maycon Tumiate, Sérgio Carlesso, José Vilela, Léo Yoshi. Totti e Vilela poderão colocar seus nomes no clube dos tricampeões neste fim de semana e correndo em casa, já que são de Londrina.

 

Programação

A programação do sábado prevê para das 7h30 às 8 horas, Inscrições; das 8h00 às 8h40, 1º treino de Marcas e Turismo; das 8h50 às 9h30, 1º treino dos 500 Km SP; das 9h40 às 10h20, 2º treino de Marcas e Turismo; das 10h30 às 11h10, 2º treino dos 500 Km SP; às 11h30, treino classificatório de Marcas e Turismo; às 13h10, largada da 1ª prova de Marcas e Turismo (duração de 20 minutos, amis uma volta); das 15h40, largada da 2ª prova de Marcas e Pilotos; às 16 horas, treino classificatório do Grupo 1 (P2, P3 e Historic Race GT)  dos  500 Km SP; às 16h30, treino Classificatório Grupo 2 (Força Livre, Turismo 1.6 e 2.0) dos  500 Km SP.

Para o domingo, está previsto para às 8h25, largada da 3ª prova de Marcas e Turismo; das 9h30 às 9h50, warm up dos 500 Km SP; às 10h10, largada da 4ª prova de Marcas e Turismo; às 11 horas, pódio das categorias Marcas e Turismo; às 12h05, largada dos 500 Km de SP, ( duração 164 voltas); às 15h30, pódio dos 500 Km SP.

 

Vencedores dos 500 Km de São Paulo

1957 – Celso Lara Barberis/Ruggero Peruzzo (Maserati Corvette)

1958 – Fritz D’Orey (Ferrari Corvette)

1959 – Celso Lara Barberis (Maserati 300S)

1961 – Celso Lara Barberis/Ruggero Peruzzo/Emilio Zambello (Maserati 450S)

1962 – Roberto Galucci (Maserati Corvette)

1963 – Roberto Galucci (Maserati Corvette)

1964 – Ciro Cayres/Fernando Toco Martins (Abarth Simca)

1965 – Jayme Silva (Abarth Simca)

1966 – Luiz Pereira Bueno (Alpine A110 Renault)

1967 – Totó Porto (Aranae Fórmula V)

1970 – Luiz Pereira Bueno (Protótipo Bino MKII Renault)

1971 – Luiz Pereira Bueno/Lian Duarte (Porsche 908)

1972 – Reinhold Joest (Porsche 908)

1973 – Bird Clemente/Nilson Clemente (Ford Maverick)

1974 – Tite Catapani (Ford Maverick)

1982 – Luiz Alberto Pereira/Nabil Khodair (Chevrolet Opala)

1997 – André Lara Rezende/Antonio Hermann (Porsche 911 GT3)

1999 – José Ney Fonseca/Antonio Chambel Filho (Protótipo Aldee Coupé VW)

2000 – Flávio de Andrade/Ruyter Pacheco (Protótipo Tango BMW)

2001 – Flávio de Andrade/Ruyter Pacheco (Protótipo Tango BMW)

2002 – Paulo Bonifácio/Denner Pires/Max Wilson (Porsche 911 GT3)

2003 – Alcides Diniz/Paulo Gomes/Pedro Gomes (Mercedes-Benz CLK)

2004 – Xandy Negrão/Guto Negrão (Audi TT DTM)

2005 – Frederico Caneda/Charles Rothchield/Álvaro Águia (Protótipo Spyder Race)

2006 – Lucas Molo/Nelson Silva Jr. (Ferrari 550 GT)

2008 – Marcel Visconde/Max Wilson (Porsche 911 GT3 RSR)

2009 – Chico Longo/Daniel Serra (Ferrari F430)

2010 – Chico Longo/Daniel Serra – (Ferrari F430)

2013 – Alexandre Finardi/Nelson Silva Júnior – (Protótipo MRX)

2014 – Euclides “Kid” Aranha e Cláudio Capparelli (Radical SR8)

2015 – Ingo Hoffmann, Guilherme Spinelli e Leandro de Almeida (Mitsubishi Lancer)

2016 – Henrique Assunção, Fernando Fortes e Emílio Padrón (MRX)

2017 – Marcel Visconde, Ricardo Maurício e Max Wilson (Porsche 911 GT3 R)

2018 – Chico Longo, Marcos Gomes, Victor Franzoni (Lamborghini Huracan/GT3)

2019 – Deninho Casarini, Sérgio Pistilli (Spyder)

2020 – José Vilela, Guga Ghizo, Leandro Totti, Leo Yoshi (MRX)

2021 – Leandro Totti, Maycon Tumiate, Sérgio Carlesso, José Vilela, Leonardo Yoshi (MRX)

2022 – Tiel de Andrade, Paulo Sousa, Marcelo Viana (MC Tubarão)

 

Crédito: Cláudio Kolodziej