Cascavel - Terminou há pouco a sessão da segunda Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol Paranaense que analisou a utilização de jogador irregular pelo FC Cascavel em três partidas da Taça FPF.
O regulamento da competição prevê que o jogador só pode atuar após três meses de vínculo com o clube. No caso, o FC Cascavel inscreveu o goleiro Felipe Lemes Léo no último dia 12 de setembro, um dia antes de o jogador ter sido relacionado contra o Nacional. O jogador voltou a ser relacionado nos jogos dos dias 20 de setembro e 4 de outubro, contra Athletico e Batel.
A defesa do FC Cascavel, feita pelo advogado Bruno Domingues e pelos defensores Eduardo e Nixon do TJD, alegou que parte do equívoco se deve a mudança do sistema de gerenciamento utilizado pela Federação Paranaense de Futebol. Outro ponto utilizado pela defesa é de que Felipe é atleta da base, já com vínculo com o clube e que não teria obtido nenhuma vantagem em escalar um atleta jovem para o banco de reservas.
Ao final, três auditores votaram pela pena máxima – perda de 15 pontos e multa de R$300 – e um auditor votou para descaracterizar a pena para o artigo 91 do CBJD, que prevê perda apenas dos pontos da partida em que FElipe efetivamente atuou, além de multa de R$6.000. Cabe recurso.
Consequências da Decisão
Com a perda de pontos em cada uma das partidas que o atleta constou em súmula, o FC Cascavel cai para a quinta colocação do grupo e está eliminado da segunda fase da Taça FPF. A vaga passa a ser do Nacional Atlético Clube, de Campo Mourão.
Os play-offs, agora, terão Rio Branco x Batel, Coritiba x Athletico e Nacional x Azuriz e Cianorte x Foz.
Recurso e auditoria
Pelas redes sociais, a diretoria da Serpente informou que recorrerá da decisão. “O clube solicitará a auditoria de todas as súmulas relacionadas à competição, bem como pede o julgamento da equipe do Batel, referente ao grave episódio de racismo, que poderá resultar na exclusão da equipe de Guarapuava da competição — o que, mesmo com a exclusão pela perda dos pontos, manteria o Cascavel na disputa. Portanto, o Futebol Clube Cascavel buscará todos os recursos cabíveis para assegurar sua permanência na competição”, diz a postagem no Instagram da Serpente.