O primeiro ano de disputa da Gold Turismo tem revelado grids expressivos. O Festival de Verão, evento extracampeonato que marcou o início da categoria em Interlagos, reuniu 41 carros. A primeira etapa, também no circuito paulista, ocorreu em pleno fim de semana de Páscoa e teve total de 40 carros. Para a segunda etapa, que devolverá a disputa Interlagos no dia 17 de julho, já há mais de 40 carros inscritos, com perspectiva de grid superior a 50.
A adesão crescente de pilotos e equipes é fruto da atratividade do campeonato criado para acolher carros de Marcas 1.6 de modelos já descontinuados pela indústria. Isso traz um panorama adicional na preparação para a terceira etapa. O evento de 29 de outubro terá em disputa a 36ª edição da Cascavel de Ouro, uma das provas mais tradicionais do automobilismo brasileiro. Os organizadores preparam-se para lidar com um excedente no número de carros inscritos.
“A Gold Turismo tem atraído cada vez mais pilotos e equipes. Em Cascavel isso tende a se acentuar, pelo fato de valer a Cascavel de Ouro”, frisa Luc Monteiro, organizador da categoria. “Em outros anos, com a Cascavel de Ouro não atrelada a campeonatos, havia procedimentos de repescagem, em que os treinos classificatórios determinavam quem corria e quem ficava fora. Agora isso muda. Os pilotos que já estão no campeonato terão vaga assegurada”, antecipa.
Monteiro, que também participa da Gold Turismo como piloto, estima que entre 35 e 40 carros do campeonato estarão no grid da etapa cascavelense. “É um levantamento que vamos fazer piloto a piloto entre a etapa de Interlagos e o começo de agosto. Uma vez tendo as confirmações de quem estará no evento saberemos quantas vagas vamos poder disponibilizar para as equipes que estão nos procurando com interesse pontual na Cascavel de Ouro”, explica.