A fase macrorregional do Paraná Bom de Bola, competição de futebol de campo que faz parte dos jogos oficiais do Governo do Estado, reúne 2.193 atletas e técnicos da edição 2024, a partir desta sexta-feira e até domingo (26 a 28). Guarapuava, Cornélio Procópio, Paraíso e Capanema são as sedes desta etapa, disputada por 57 equipes, de 87 cidades. Serão definidos os finalistas da competição, que é realizada pela Secretaria do Esporte em parceria com as Prefeituras.
Lançado em 2021, o Paraná Bom de Bola é disputado em quatro categorias: 15+ feminino, sub -16 masculino, sub -20 masculino e 50+ master. A 3ª edição, em 2023, alcançou mais de 8 mil atletas, totalizando 327 equipes, sendo 30 delas femininas – em 2024, são 36 equipes femininas.
A fase regional aconteceu no mês de abril, em 12 municípios (Campo Largo, Castro, Ribeirão do Pinhal, Florestópolis, Mandaguari, Umuarama, Boa Esperança, Lindoeste, Marmeleiro, Reserva do Iguaçu, Medianeira e Pitanga).
Avançaram para a Fase Macrorregional os campeões e vice-campeões de cada sede. Segundo o coordenador do Paraná Bom de Bola, Marcelo Neves, a expectativa é de jogos de alto nível e grande presença de público. “Levaremos um evento esportivo de qualidade à população destes municípios”, afirma.
PRÓXIMA FASE
Neves explica o novo formato, com as chaves ouro (campeões da regional) e prata (vice-campeões da regional): “Os campeões da ouro irão direto para a fase final, em Arapongas. Já os campeões da chave prata se juntam aos vice-campeões da ouro, formando um outro grupo que disputará uma outra final na mesma data”.
As finais de ambas as chaves serão em Arapongas e estão agendadas para acontecer em duas datas: de 12 a 15 de setembro e de 27 a 29 do mesmo mês.
Fonte: AEN