
Cascavel - A vocação para o esporte está no sangue e no empenho dos cascavelenses. Mais uma vez a cidade se consolida como a casa de campeões: o paradesporto de Cascavel é vice-campeão geral dos Parajaps (Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná) e trouxe para casa o troféu de segundo melhor do Estado. A competição que aconteceu em Foz do Iguaçu, no último fim de semana, reuniu atletas de todo o PR em disputas emocionantes e acirradas.
Com uma delegação composta por 154 pessoas, entre atletas, técnicos e staff, a participação cascavelense foi marcada por resultados expressivos em diversas modalidades, que renderam à cidade o segundo lugar geral na competição.
Ao todo, 110 atletas representaram o município em modalidades como atletismo, bocha paralímpica, handebol para deficiência intelectual, handebol em cadeira de rodas, natação, dragon boat, paracanoagem e parataekwondo. Com o desempenho do último fim de semana, Cascavel assume seu lugar como um dos polos mais promissores do paradesporto estadual.
Destaque no atletismo
O atletismo foi, sem dúvida, o grande protagonista da delegação. Entre os inúmeros destaques individuais e coletivos, estão atletas que subiram ao pódio mais de uma vez, levando o nome de Cascavel ao topo.
- Giovanna Oliveira Rocha conquistou três medalhas de ouro nas provas de 100m, 200m e 400m rasos.
- Eduardo Morais repetiu o feito, com ouro nas mesmas três distâncias: 100m, 200m e 400m.
- Jéssica Nascimento também se destacou ao conquistar três medalhas de ouro (100m, 200m e revezamento), além de um bronze nos 400m.
- Eduardo Baroni garantiu o ouro no arremesso de peso, ouro no revezamento 4×400 e prata no 4×100.
- Amanda Rodrigues foi ouro nos revezamentos 4×100 e 4×400, além de prata nos 400 metros.
- Claudio Rodrigues Ramos brilhou com ouro no 4×400, prata no 4×100 e prata nos 400 metros rasos.
- Andrey Cordeiro Lopes somou ouro no 4×400 e prata no 4×100.
- Nicoly Gabrielli Nobre teve excelente desempenho e levou ouro nos revezamentos 4×100 e 4×400, além de três bronzes (100m, 200m e 400m).
- Pietro Tosatti e Vitória Caroline conquistaram, respectivamente, segundo lugar nos 200m e 400m (Petra), e prata nos 200m e bronze nos 100m (Petra).
O desempenho coletivo nos revezamentos também foi motivo de orgulho: as equipes garantiram ouro no 4×400, ouro no 4×100 feminino e prata no 4×100 masculino, evidenciando o trabalho técnico, a sinergia e a qualidade da preparação dos atletas.
A participação de Cascavel nos Parajaps mostra que cada medalha é reflexo de anos de dedicação e principalmente da construção de uma cultura esportiva inclusiva o que, para o secretário de Esportes e Lazer, Alexandre Suco, resultou em uma delegação forte, diversa e bem preparada.
“A atuação de sucesso dos nossos paratletas reforça o compromisso da nossa administração e do governo Renato Silva com o desenvolvimento humano através do esporte, que é o melhor investimento”, frisa.
Fonte: Secom