Esportes

Paes anuncia novidades a 100 dias dos Jogos

Os feriados serão nos dias 5 de agosto, data da solenidade de abertura da Olimpíada, 18 de agosto, por causa da prova do triatlo

Rio de Janeiro – A 100 dias dos Jogos Olímpicos, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, apresentou ontem o plano operacional da cidade para a competição. ele prevê a decretação de três feriados em agosto, um a mais do que tinha sido anunciado inicialmente, e um corredor BRT (transporte rápido por ônibus) ligando a Barra da Tijuca, na zona oeste, onde se localizam o complexo olímpico e a Vila dos Atletas, e o centro da cidade, com passagem pela zona sul.

Os feriados serão nos dias 5 de agosto, data da solenidade de abertura da Olimpíada, 18 de agosto, por causa da prova do triatlo, quando haverá restrição à circulação de veículos na cidade, e 22 de agosto, um dia após o encerramento da competição.

Paes também anunciou a criação de uma malha viária de 260 km específica para circulação de veículos credenciados, que será pintada de verde. Quem não respeitar os limites dessa faixa será multado em R$ 1.500. O corredor BRT será exclusivo para a família olímpica, que, segundo a prefeitura, é formada por atletas e demais membros das delegações, profissionais e turistas relacionados aos Jogos, e funcionará entre os dias 6 e 20 de agosto, da meia-noite às 2h.

Eduardo Paes informou ainda que seis das nove arenas já estão prontas, as obras do Parque Olímpico estão 98% concluídas e as do centro de tênis, em 92%, mas admitiu atraso na construção do velódromo.

Números

As provas dos Jogos Olímpicos serão disputadas em quatro regiões: Barra da Tijuca e Deodoro, na zona oeste, Copacabana, na zona sul, e Maracanã, zona norte. Ao todo serão 32 áreas de competição. A expectativa da prefeitura é receber durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos cerca de 800 mil turistas. Apenas nas Olimpíadas serão 15 mil atletas de 206 países, que exigirão 3.200 árbitros. Já estão credenciados para o evento 30 mil jornalistas. Os Jogos terão ainda apoio de 50 mil voluntários. Na segurança, trabalharão 7.000 agentes da Guarda Municipal.