Esportes

Notas Esportes: Geração Olímpica

Notas Esportes

Notas Esportes: Geração Olímpica

Crédito: Divulgação

A Secretaria de Estado do Esporte divulgou esta semana a lista de atletas paranaenses contemplados com os programas de bolsas Geração Olímpica. Entre os contemplados está o ponteiro David, que atua na equipe de vôlei do Colégio Estadual Wilson Jofre. A concessão da bolsa segue como critério o currículo esportivo com participações e títulos nas competições que aconteceram no ano de 2021.

 

++

Seleção com a pontaria afinada

Rio de Janeiro – Nos últimos quatro jogos, o Brasil não só ganhou, como mostrou que a pontaria está para lá de afiada. Foram 17 gols marcados em quatro goleadas, que comprovam o bom momento vivido pela equipe do técnico Tite. A mais recente foi ontem (2), com o triunfo por 5 a 1 sobre a Coreia do Sul, em amistoso disputado na cidade de Seul. Mas essa história começou do outro lado do mundo. Em Belo Horizonte, para ser mais preciso, onde o Brasil goleou o Paraguai por 4 a 0 no fechamento da “Data Fifa” de janeiro.

Depois disso, vieram outras duas grandes vitórias pelas Eliminatórias da Copa do Mundo: 4 a 0 sobre o Chile, com o Maracanã lotado, e 4 a 0 sobre a Bolívia na altitude de La Paz. Nas estatísticas do período, Richarlison é o artilheiro com 4 gols, seguido de Neymar Jr. e Philippe Coutinho, que marcaram três; Antony, Bruno Guimarães, Gabriel Jesus, Lucas Paquetá, Raphinha, Rodrygo e Vini Jr, com um gol cada.

Outra curiosidade estatística é que 16 gols foram marcados de dentro da grande área, sendo quatro deles em cobranças de pênaltis.  A Seleção volta a campo na próxima segunda-feira (6), contra o Japão, no Estádio Nacional de Tóquio. A bola rola às 7h20 (horário de Brasília).

+++

 

Inter pode negociar Dourado

Porto Alegre – Rodrigo Dourado recebeu mais uma investida para sair do Inter. Nos últimos dias, um clube mexicano, ainda não revelado, apresentou uma proposta de cerca de R$ R2 milhões para retirar o volante do Beira-Rio. A oferta foi rechaçada pela direção, mas ainda há negociações em andamento.

O camisa 13 tem vínculo com o Colorado até o final do ano. Em 1º de julho, já poderia assinar um pré-contrato com qualquer equipe para deixar o Beira-Rio de graça ao término da temporada. O interesse mexicano é contar com o jogador imediatamente. A janela de transferências do futebol do país abre no dia 14 de junho e vai até 5 de setembro.

 

+++

 

Flamengo amplia contrato de Matheusinho

Rio de Janeiro – O Flamengo anunciou, ontem (2), a renovação de contrato com o atleta Matheuzinho. O lateral-direito, agora, tem vínculo com o clube carioca até 2026. Anteriormente, Matheuzinho tinha contrato com o Urubu até 2025.

Revelado pelo Londrina, o atleta de 21 anos chegou ao clube carioca para a equipe sub-20. Ao todo, fez 47 jogos e marcou dois gols. Em 2020, subiu para a equipe profissional e participou da campanha dos títulos do Campeonato Brasileiro e Campeonato Carioca, em 2021, além da Supercopa do Brasil e de mais um estadual, no mesmo ano.

 

++++

Cascavel Futsal terá nova camisa

Cascavel – A partir de amanhã, quando entra em quadra para enfrentar o Atlântico, em Erechim, o Cascavel Futsal estará utilizando uma nova camisa, toda preta, como uniforme. É uma das formas encontrada pela equipe para homenagear o massagista Mangaba, falecido no início desta semana. Além da mudança de cor, a camisa ainda terá uma escrita na altura do peito, no lado direito, em simetria com o escudo do Cascavel Futsal. A mensagem “Descanse em Paz, MANGABA. Amigo de todos” estará presente como forma de demonstrar todo o carinho que ele dava e recebia de todos que o conheceram.

 

++++

 

Após Finalíssina masculina, Uefa e Conmebol anunciam edição feminina

 

São Paulo – A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e a Uefa (União das Associações Europeias de Futebol) anunciaram, ontem (2), uma série de competições que serão realizadas em conjunto pelas duas entidades. Um dos eventos será a versão feminina da Finalíssima, reunindo as seleções vencedoras da Copa América e da Eurocopa, em data e local a serem definidos.

Os campeões de ambos os torneios ainda serão conhecidos. A Copa América feminina será disputada na Colômbia, entre 8 e 30 de julho. O Brasil é o maior vencedor, com sete títulos, sendo os três últimos consecutivos. A competição dá vaga à Copa do Mundo do ano que vem, em Austrália e Nova Zelândia, às três seleções mais bem colocadas. A Eurocopa também ocorrerá em julho, na Inglaterra, entre os dias 6 e 31.

Segundo a nota conjunta de Conmebol e Uefa, a Finalíssima feminina e os demais eventos anunciados foram motivados pelo “sucesso” da versão masculina do confronto, que reuniu Argentina (campeã da Copa América de 2021) e Itália (vencedora da última Eurocopa), na quarta-feira (1º), com triunfo sul-americano por 3 a 0.

As entidades também confirmaram a realização da Copa Intercontinental sub-20, envolvendo os campeões sul-americano e europeu de clubes na categoria. A primeira edição terá o embate entre o Peñarol (Uruguai), vencedor da última Libertadores sub-20, e o Benfica (Portugal), que levou o troféu da Liga de Jovens da Uefa em 2022. O duelo será no próximo dia 21 de agosto, no estádio Centenário, na capital uruguaia Montevidéu.

Outro evento conjunto reunirá os finalistas da Copa América e da Eurocopa de futsal masculino, previsto entre 16 e 18 de setembro deste ano, na Movistar Arena, na capital argentina Buenos Aires.

 

++++