LISBOA – Com a autoridade de atual campeão europeu, a seleção de Portugal mostrou, ontem, aos seus torcedores que lotaram o Estádio da Luz, em Lisboa, que há motivos para acreditar em uma classificação a Copa do Mundo de 2018. Cristiano Ronaldo, como de costume, liderou os lusos na vitória por 3 a 0 sobre a Hungria, pelo grupo B das eliminatórias europeias para a Copa da Rússia.
O duelo promoveu o retorno de Portugal ao principal estádio do país. Foi a primeira vez que o Estádio da Luz assistiu ao atual campeão europeu. Em campo, o time comandado por Fernando Santos mostrou qualidade e tranquilidade para superar a defesa húngara. O jovem atacante André Silva, do Porto, abriu o placar. Cristiano Ronaldo, com um gol em cada tempo, completou a goleada.
O resultado deixou os portugueses em segundo no grupo B das eliminatórias. Três pontos separam a seleção da líder Suíça, que venceu a Letônia por 1 a 0, em Genebra. A vitória, porém, não foi fácil. Josip Drmic, que havia saído do banco pouco antes, marcou aos 21 minutos do segundo tempo o gol que manteve a Suíça com 100% de aproveitamento. Em outro jogo da chave, Andorra e Ilhas Faroe empataram sem gols. Este foi o primeiro ponto conquistado por Andorra nas eliminatórias nos últimos 12 anos.
No grupo A, a Suécia goleou a Bielorrússia por 4 a 0, chegando a 10 pontos e alcançando a vice-liderança do grupo. Forsberg marcou os dois primeiros gols, com Berg e Thelin fechando o placar.
O topo da classificação no grupo é dos franceses. Os atuais vice-campeões europeus foram a Luxemburgo e sofreram para vencer o time da casa, por 3 a 1. Giroud marcou dois no triunfo, que chegou a estar empatado em 1 a 1 no primeiro tempo.
A decepção do grupo, e de toda a Eliminatória até o momento, é a Holanda, que enfrentou a Bulgária, fora de casa, e perdeu por 2 a 0. O resultado foi desastro para as pretensões do país em se classificar de forma direta para a Rússia (apenas o campeão de cada grupo garante vaga direta). A Holanda está seis pontos atrás da França, e a três da Suécia.
Pelo grupo H, a Bósnia goleou Gibraltar por 5 a 0, chegando 10 pontos. Ibisevic (2), Vrsajevic, Visca e Bicakcic marcaram os gols. Fora de casa, a Grécia saiu na frente contra a Bélgica com gol de Mitrogliu, mas, a um minuto do fim, os donos da casa empataram. Chipre e Estônia empataram em 0 a 0.
Três grupos terão jogos hoje. Pelo grupo C, a líder Alemanha, com 12 pontos visita o Azerbaijão, terceiro colocado (7). A vice-líder Irlanda d do Norte (7) recebe a Noruega, enquanto a República Tcheca joga fora de casa contra San Marino. No grupo E, jogam Montenegro (7 pontos) x Polônia (10), Armênia (3) x Cazaquistão (2) e Romênia (5) x Dinamarca (6). Inglaterra (10) e Lituânia (5) fazem, em Wembley, o principal jogo do grupo F, que tem Malta (0) x Eslováquia (6) e Escócia (4) x Eslovênia (8).