Esportes

Katie Ledecky pulveriza recorde e fica com o ouro

60388805_2016 Rio Olympics - Swimming - Preliminary - Women%27s 400m Freestyle - Heats - Olympic Aquat.jpg

Tem sido doce a vida de Katie Ledecky no Rio-2016: na noite deste domingo, ela pulverizou o recorde mundial dos 400m livre, com o tempo de 3m56s46, poucas horas depois de ter baixado o recorde olímpico na eliminatória. E, menos de 24 horas depois dos dois feitos, ela estará hoje à tarde na piscina para nadar a eliminatória dos 200m livre, prova na qual é favorita ao ouro. A americana já tinha uma medalha de prata com o revezamento 4x100m livre, que conquistou com os Estados Unidos na segunda-feira, primeiro dia de competições no Estádio Aquático Olímpico.

Aos 19 anos e já com uma medalha de ouro alcançada em Londres-2012 nos 800m livre, Katie é obcecada por marcas e persegue o topo do mundo a cada competição. Ontem, ela nadou em ritmo forte durante toda a sua série. Chegou a flertar com a marca mundial e virou a queridinha do dia, com a torcida vibrando a cada vez que a marca estava próxima. No fim, ao bater ?apenas? o recorde olímpico, ela já mirava em seu próximo objetivo:

? Eu estabeleço metas e a minha é sempre nadar o mais rápido que eu puder ? afirmou a nadadora. Natacao7-8

E Katie foi rápida ao estabelecer a nova marca olímpica de 3m58s98. O recorde mundial já pertencia a ela, com 3m58s37. No Rio, ela baixou 4 centésimos da sua marca mundial, obtida em 2014. E acumulou 8 dos melhores 10 desempenhos históricos da prova.

A nadadora é uma máquina de derrubar números. Nos últimos três anos, bateu o recorde mundial 11 vezes e são delas as atuais marcas também dos 400m, 800m e 1.500m livre. Um currículo de protagonista experiente, a despeito dos 19 anos.

? Eu ainda não sei como será, mas vou nadar da mesma maneira ? disse a nadadora, em referência às provas que ainda disputará nesta edição dos Jogos Olímpicos.

INFOGRÁFICO: OS SEGREDOS DE KATIE LEDECKY

? Eu sei bem quais são os meus melhores tempos, tenho as minhas metas e estou trabalhando para ser mais rápida e é isso que tenho feito o ano todo. Tenho esperança de que tudo aconteça esta semana ? afirmou a americana, confiante em obter mais medalhas.

RIVAIS FICAM PARA TRÁS

Dona de nove medalhas de ouro em mundiais durante esse ciclo olímpico, cinco delas só na última edição em Kazan, na Rússia, no ano passado, Katie terminou em primeiro na classificatória da prova ontem, bem à frente da britânica Jazmin Carlin e da compatriota Leah Smith, com 4m02s83 e 4m03s39, respectivamente. Veja imagens da natação neste domingo

Após ser derrotados no revezamento pelas australianas, os Estados Unidos terminaram o primeiro dia dos Jogos sem conquistar o ouro na natação, o que não ocorria há 20 anos, desde Atlanta-96. Pior, nessa prova, as americanas anotaram um novo recorde olímpico, com 3m30s65.

? Nós sempre queremos o ouro, mas fiquei feliz com a prata no revezamento com a equipe ? disse Ledecky.

SUECA É AMEAÇA

Na final dos 200m, Katie não deverá ter vida tão fácil como nos 400m. Com o tempo classificatório de 1m54s43, ela está abaixo da sueca Sarah Sjostrom, que cravou 1s54m31. Sjostrom já bateu no Rio o recorde olímpico dos 100m borboleta, com 55s84.

No mundial do ano passado, elas não se enfrentaram nesta prova. Mas enquanto Katie brilhou nas distâncias a partir dos 200m, Sarah foi ouro nos 50m e 100m borboleta, além de prata nos 100m livre e bronze nos 50m livre.

A americana, contudo, terá ao seu lado a torcida brasileira, que já acolheu a nadadora em seus braços.

? Eu escutei um pouco (dos gritos da torcida), mas não pude prestar muita atenção ? afirmou a atleta, falando sobre a torcida do público para que ela alcançasse o recorde mundial.Conheça todos os esportes olímpicos da Rio-2016

ESTRELAS NA PISCINA

Katie e Michael Phelps não são as únicas atrações do Estádio Aquático hoje. A prova de Phelps, aliás, promete ser uma das mais concorridas. Além do americano, estarão na água na luta por uma medalha o sul-africano Chad Le Clos, que bateu Phelps na final de Londres-2012, e o húngaro Laszlo Cseh.

Os brasileiros Leonardo de Deus e Kaio Márcio estarão competindo na mesma bateria de Cseh.

Dona de cinco medalhas, sendo quatro de ouro, em Londres-2012, a americana Missy Franklin também estará na piscina. Ela nadará a eliminatória dos 200m livre. Nesta prova, duas brasileiras também tentarão a sorte: Larissa Oliveira e Manuella Lyrio.

O dia ainda terá quatro finais: 200m livre e 100m costas masculino e 100m costa e 100m peito feminino.

Ontem, a nadadora pernambucana Etiene Medeiros não se classificou na eliminatória dos 100m costas. O carioca João de Lucca também não teve sucesso na primeira bateria dos 200m livre e terminou na 25ª colocação.