Cascavel – Evento que a cada ano se consolida no calendário dos judocas paranaenses, a quinta edição Shotyugueiko – treinamento de verão -se encerrou na quinta-feira (28), em Cascavel.
Nesta temporada, mais de 50 atletas com idade a partir de 13 anos participaram das atividades que perduraram durante toda a semana, no ginásio do Colégio Estadual Marilis Faria Pirotelli.
Além de cascavelenses, participaram em 2016 judocas de Curitiba, Maringá, Londrina, Assis Chateaubriand, Foz do Iguaçu, Umuarama e Toledo, além de Penápolis, cidade do interior de São Paulo.
O treinamento é uma iniciativa da Delegacia Regional Oeste da Federação Paranaense de Judô e da Associação Esportiva Juventus. O objetivo é fortalecer o espírito para que o atleta suporte a carga de treinamentos e competições da temporada. É um evento para o judoca começar o ano, explica o delegado regional e professor da equipe que representa Cascavel no esporte, Washington Tyan Donomai.
A primeira oportunidade para os participantes do 5º Shotyugueiko colocarem os treinamentos à prova será no mês de março, que tem duas competições programadas: o Campeonato Paranaense para faixas marrom e preta, em Ibiporã, e a seletiva estadual para a formação da equipe do Paraná para o Sul-Brasileiro da Região 5, em Curitiba.