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FIA aperta o cerco sobre conversas entre pilotos e equipes na F-1

2016_921034691-201607031205163306_AP.jpg_20160703.jpgA Federação Internacional de Automobilismo (FIA) vai apertar ainda mais a punição para equipes e pilotos que tiverem conversas por rádio não permitidas na F-1. No GP de Silverstone, Nico Rosberg já teve 10s adicionados ao seu tempo por causa de uma conversa com um engenheiro da Mercedes sobre uma falha no câmbio. A entidade teme que os pilotos prefiram a pena de 10s do que abrir mão de informações que possam mudar seus desempenhos.

– Com a indicação de um problema no carro, qualquer mensagem deste tipo deve incluir um instrução indiscutível de entrar nos boxes para consertar o problema ou abandonar a prova. Instruções para que um piloto mude um modo específico no carro deverão serem feitas apenas quando acontecer a perda de função de um sensor ou de um controlador, caso a degradação ou falha não tenha sido detectada pelo software onboard. Será de responsabilidade da equipe dar uma instrução de modo que satisfaça o delegado da FIA, caso a situação descrita aconteça. Além disso, nenhuma das informações pode tornar o carro melhor do que ele era antes do problema encontrado – escreveu a FIA em comunicado.

No GP da Inglaterra, o engenheiro não só avisou Rosberg do seu problema, como sugeriu uma solução pelo rádio. Pelo regulamento, o piloto deve conduzir o carro sozinho, sem ajuda externa, e por isso o alemão acabou punido. Se um problema mecânico ocorrer no próximo GP, domingo, na Hungria, a regra diz agora que a equipe deve orientar o piloto para ir aos boxes.