Esportes

Com recursos da Itaipu Binacional, FMEC realizará Meia Maratona em Cascavel

A expectativa é de que além de atletas cascavelenses, competidores renomados de cidades da região e também de outros estados participem da prova

O Centro Nacional de Treinamento em Atletismo (CNTA), em Cascavel, mais uma vez foi palco de grandes disputas e importantes conquistas do atletismo paranaense. Neste último fim de semana (16 e 17), a cidade foi sede das mais variadas competições do atletismo na etapa estadual dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS) e dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS), que contabilizaram 43 municípios participantes e mais de 500 atletas. -  Curitiba, 18/10/2021 - Foto: Alexsandro Felix
O Centro Nacional de Treinamento em Atletismo (CNTA), em Cascavel, mais uma vez foi palco de grandes disputas e importantes conquistas do atletismo paranaense. Neste último fim de semana (16 e 17), a cidade foi sede das mais variadas competições do atletismo na etapa estadual dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS) e dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS), que contabilizaram 43 municípios participantes e mais de 500 atletas. - Curitiba, 18/10/2021 - Foto: Alexsandro Felix

Para quem é apaixonado por corrida de rua, o presidente da FMEC (Fundação Municipal de Esporte e Cultura), Edson Queiroz, traz uma boa notícia: Cascavel terá Meia Maratona em 2022. O evento será realizado pela fundação municipal com a captação de recursos da Itaipu Binacional. A prova está marcada para o dia 24 de abril.

Serão abertas 400 vagas e os atletas vão poder se inscrever para correr os 21 quilômetros da Meia Maratona, ou também participar das corridas com distâncias mais curtas, de 5 e 10 quilômetros.

A largada será às 07 horas e o percurso está sendo definido pela fundação, juntamente com a organização do evento. A corrida será transmitida nas redes sociais da FMEC.

O coordenador de projetos da FMEC, Ezequiel de Lima, destaca a importância de realizar uma grande corrida em Cascavel, como será a Meia Maratona. “É um evento de extrema importância para a cidade e dá início ao calendário esportivo da fundação de esporte e cultura. Temos o objetivo de cada vez mais oportunizar o acesso ao esporte”, explicou.

Cascavel conta com diversos atletas, entre profissionais e amadores, que já participaram e venceram provas importantes, como o corredor Wagner Nunes, que venceu a Meia Maratona de Joinville em 2021, e também a atleta Cleuza Pereira, que participou da tradicional Corrida Internacional de São Silvestre no mês passado.

Ezequiel falou que a Meia Maratona de Cascavel também servirá como preparação para os atletas que almejam percursos mais longos, como uma maratona que tem 42 quilômetros. “Pensando que é uma meia maratona, uma prova que quase não tem no município, também será de grande ajuda para atletas que pretendem participar de maratona”, ressaltou o coordenador de projetos da FMEC.

A expectativa é de que além de atletas cascavelenses, competidores renomados de cidades da região e também de outros estados participem da prova.

RECURSOS

A Fundação Municipal de Esporte e Cultura elaborou um projeto, o qual foi aprovado pela Itaipu Binacional. Ao todo, serão investidos R$ 49.230,00 para a realização do evento.

O recurso será investido no pagamento da empresa organizadora, em banners, tenda, alimentação, hidratação, sonorização, ambulância, palco da premiação, grades de isolamento, camisa para os participantes, entre outros.

Ezequiel de Lima explicou que um evento deste porte mobiliza cerca de 120 pessoas somente no staff, ou seja, trabalhadores que vão distribuir água em alguns pontos da prova e estar auxiliando em toda a organização da corrida.

Após o evento, a FMEC fará a prestação de contas à Itaipu Binacional, junto ao TCE (Tribunal de Contas do Estado).