Moscou – Após a Colômbia golear o Japão na fase de grupos da Copa do Mundo 2014, as duas seleções voltam a se enfrentar logo na primeira rodada da edição russa do torneio, nesta terça-feira às 9h (de Brasília), na Mordovia Arena, em Saransk, com os sul-americanos em busca de repetir o grande desempenho do último Mundial.
Desde 2012, o técnico José Pekerman tenta utilizar a base sólida construída para ter tanto sucesso quanto no Brasil, quando os colombianos foram eliminados apenas nas quartas de final, para os donos da casa, e o primeiro desafio na Rússia será contra a mesma equipe que golearam por 4 a 1 há quatro anos.
Artilheiro da competição em 2014, o meia e camisa 10 James Rodríguez continua sendo o grande destaque da equipe, que tem outros trunfos, como os zagueiros Yerry Mina e Christian Zapata, o meia-atacante Juan Cuadrado e o atacante Falcao García, que sofreu o drama de ser cortado por lesão às vésperas da última Copa e vive a expectativa de dar a volta por cima desta vez.
O Japão
No Japão, que nunca passou das oitavas de final no Mundial, o destaque é o atacante Shinji Okazaki, que deve ficar de fora hoje por problemas musculares. “As outras três seleções do nosso grupo são muito fortes [Colômbia, Senegal e Polônia]. Temos que conseguir pelo menos um ponto na nossa estreia. É um jogo mais que importante para nós”, comentou o jogador do Leicester. Além dele, os experientes Yuto Nagatomo, Shinji Kagawa e Makoto Hasebe são os pilares da equipe. Fora de campo, a seleção japonesa é comanda por Akira Nishino, que assumiu a equipe há dois meses e que perdeu dois dos três amistosos antes da Copa, contra Gana e Suíça, apesar de ter vencido o último, contra o Paraguai.