Cascavel – O Estádio Olímpico Regional será palco de um jogo histórico neste domingo (31). Pela primeira vez, duas equipes cascavelenses se enfrentarão no local em um duelo pela 1ª Divisão do Paranaense de Futebol. E mais do que isso, FC Cascavel x Cascavel CR vai valer uma vaga na Série D do Brasileiro 2020 para a Serpente Aurinegra e pode valer essa mesma vaga para a Serpente Tricolor.
Quinto colocado na classificação geral, o FC só depende de si mesmo para chegar à quarta divisão nacional, ou seja: vencer. Já o CR, para ficar com a vaga na Série D, precisa vencer e torcer para que o Cianorte não vença o Rio Branco em Paranaguá.
O Cascavel CR, aliás, também pode chegar à semifinal da Taça Dirceu Krüger, enquanto o FC Cascavel já não tem mais chances de disputar o título nesta 2ª Taça. Para avançar à semi, o time tricolor precisa vencer e torcer para Coritiba ou Rio Branco não vençam.
Garantidos
A parte todas essas possibilidades, destaca-se o fato de as duas equipes de Cascavel terem confirmado permanência na elite do futebol paranaense após a rodada do fim de semana – a vitória do FC e a derrota do Maringá, que não pode mais ultrapassar o CR na classificação geral pelo número de vitórias.
O que está em jogo na última rodada do PR-19
Curitiba – O Paranaense de Futebol 2019 terá a fase classificatória encerrada neste domingo (31), com as 12 equipes em campo simultaneamente às 16h, em seis jogos pela 5ª e última rodada da Taça Dirceu Krüger. Estarão em jogo três vagas para a semifinal, uma para a Série D do Brasileiro e duas para a Copa do Brasil, além de definir o último rebaixado.
No Grupo A, com o Athletico já garantido na semifinal e a outra vaga está em disputa entre Londrina e Operário. O Tubarão medirá focas com o Furacão e o Fantasma com o Azulão da Fronteira. A matemática é simples: se o Londrina vencer, fica com a vaga; se empatar ou perder, tem que torcer para o Operário não vencer.
No Grupo B, a disputa pelas duas vagas está aberta e só o FC Cascavel não tem chances de ir à semifinal. A vantagem é de Coritiba, Rio Branco e Paraná Clube que se vencerem na rodada avançarão de fase – Coxa e Gralha se enfrentarão. Já o Cascavel CR precisa vencer e torcer para que Coritiba ou Rio Branco não vençam, enquanto o Cianorte precisa vencer e que o Cascavel CR não vença.
SÉRIE D
Já a vaga restante na Série D – uma já é do Toledo – está mais perto do FC Cascavel, que só precisa vencer na última rodada para conquistá-la. Já o Cianorte precisa vencer e torcer para que o FC não some três pontos, enquanto o Cascavel CR precisa vencer e que o Cianorte não vença; e o Rio Branco precisa vencer e que FC e CR empatem no dérbi cascavelense. Vale lembrar que o Estadual pode distribuir outras duas vagas na Série D ao invés de uma, caso não haja a Taça FPF no segundo semestre.
COPA DO BRASIL
Para a Copa do Brasil, por enquanto apenas Toledo (campeão da 1ª Taça) e Athletico (maior pontuação geral) tem vaga garantida. A outra a ser distribuída pelo Campeonato Paranaense ficará com o campeão da Taça Dirceu Krüger, que se for o Athletico ficará com Coritiba, Londrina, Operário ou Paraná Clube – quem terminar com a segunda maior pontuação geral. Lembrando que até outras duas vagas serão definidas por ranking na CBF, após o término de estaduais Brasil afora.
REBAIXAMENTO
Na luta contra o rebaixamento, o Maringá precisa vencer o Toledo e que o Rio Branco perca para o Cianorte. Nessa conta, o time maringaense ainda precisa tirar uma diferença de quatro gols no saldo negativo.