Esportes

Ciclista americano desiste de vir aos Jogos por medo do zika

O ciclista americano Tejay van Garderen é o primeiro atleta a confirmar que não irá participar da Olimpíada do Rio de Janeiro devido ao medo de se contagiar com o vírus zika. Pesou na decisão de Van Garderen o fato de sua esposa estar grávida.

O porta-voz da federação americana de ciclismo, Kevin Loughery, anunciou a decisão nesta quinta-feira, e ressaltou que o ciclista é o único atleta que retirou seu nome da lista de candidatos da organização. A equipe americana de ciclismo de estrada será divulgada no dia 24 de junho.

Van Garderen disputou os Jogos Olímpicos de 2012, e era tido como quase certo para vir ao Brasil. Veterano do Tour de France, o ciclista, de 27 anos, é especialista nas provas de contrarrelógio, e sua habilidade em montanhas era considerada ideal para o roteiro da prova do Rio, cheia de colinas. Sua esposa, Jessica, tem parto programado para outubro.

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, afirmou nesta quinta-feira que os casos de zika vão diminuir entre os meses de junho e setembro. A declaração foi realizada em uma reunião do Comitê Olímpico Internacional (COI) em Lausanne, na Suíça.

Nuzman garantiu que o vírus não representa um risco à saúde pública, e assegurou que não há risco de cancelar a competição.

Na última segunda-feira, o pivô Pau Gasol, da seleção espanhola de basquete, revelou que considera não participar dos Jogos, também devido ao zika. Outros atletas já haviam revelado a mesma preocupação, como a goleira americana Hope Solo e a nadadora espanhola Mireia Belmonte.