Cascavel brilhou na primeira competição organizada pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) depois da padronização internacional da modalidade em cadeiras de rodas. A equipe Semel/Paradesporto/Apac masculina voltou para a casa com o título de campeã brasileira e a feminina levou o vice-campeonato.
Os jogos foram disputados no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo. O handebol em cadeiras de rodas é uma das modalidades que tem apoio financeiro do Município de Cascavel por meio do chamamento público.
O técnico Rodrigo Zini, que comanda as equipes feminina e masculina, destaca que o handebol em cadeira de rodas é referência internacional, tanto que o Brasil é o primeiro campeão mundial da modalidade.
“Nesse campeonato nosso objetivo inicial era conseguir chegar às finais. O grande trunfo foi vencer a final contra a equipe de Maringá, que é considerada a equipe mais preparada tecnicamente e que havia vencido todos os jogos do campeonato. Realmente a final foi emocionante, nossos atletas tiveram um excelente desempenho técnico, tático e psicológico” enfatiza o treinador.
Para a coordenadora do Setor de Paradesdporto da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Pollyana Bastos, a parceria com a Associação dos Paratletas de Cascavel (Apac) tem surtido bons frutos.
“Desde a criação do Setor de Paradesporto, só tenho orgulho de tantas oportunidades que o esporte pode proporcionar para pessoas com deficiência em nosso município. E o handebol em cadeira de rodas com toda certeza é orgulho para nosso município e o resultado vem de um trabalho sério e comprometido de todos”, destaca.