O automobilismo do Paraná tem mais um dia histórico. Depois do 10 de dezembro, quando o cascavelense Pedro Muffato conquistou o título da categoria GT Truck e o curitibano Márcio Rampon foi campeão da F-Truck na Fórmula Truck, o 17 de dezembro foi marcado para mais duas conquistas de paranaenses. Gabriel Casagrande, de Pato Branco, conquista o título da temporada 2023 da Sock Car Pro, sagrando-se bicampeão da categoria (foi campeão em 2021) e José Luiz Muggiati Neto, de Curitiba, é o campeão da Stock Car Series.
Em casamento muito bem-sucedido com a equipe liderada por Mauro Vogel e Andreas Mattheis, o piloto de 28 anos agora é o mais novo integrante de um clube formado também por Giuliano Losacco e Rubens Barrichello, todos bicampeões da Stock Car.
Casagrande saiu do carro bastante exausto em razão do natural cansaço e do forte calor que fez na Zona Sul de São Paulo. A última etapa do campeonato para o agora bicampeão foi marcada por uma disputa bastante aguerrida com Rafael Suzuki (Pole Motorsport) na última volta da Corrida 1, para terminar em terceiro, enquanto seu principal concorrente, Daniel Serra, foi o quinto. Na segunda prova, foi conservador ao extremo para fugir das confusões, terminou em 21º, enquanto Daniel ficou longe do resultado necessário para ser campeão — era preciso vencer a prova — e terminou em 12º.
“Estava muito mais nervoso [no primeiro título]. Dessa vez fiquei nervoso, óbvio, mas consegui controlar muito bem. Tenho de agradecer a todo mundo que trabalha comigo no preparo físico e mental. Sempre há uma cobrança interna, é natural, mas dessa vez consegui disfarçar bem o nervosismo, não afetou em nada a pilotagem. E a sensação, ah, essa é maravilhosa. O primeiro é muito especial, o segundo é uma continuação desse sucesso que atingimos. E não vamos parar por aqui”, acrescentou Gabriel.
Gabriel Casagrande
O caminho rumo ao título
Vitórias: 3 (Interlagos, Velopark e Buenos Aires)
Poles: 2 (Interlagos e Velopark)
Pódios: 7
Voltas mais rápidas: 2
Números na carreira
Corridas: 217
Vitórias: 10
Pódios: 39
Poles: 8
Voltas mais rápidas:12
Campeão em 2021 e 2023
Classificação final do campeonato
1º) Gabriel Casagrande, 308 pontos
2º) Daniel Serra, 296
3º) Ricardo Zonta, 280
4º) Thiago Camilo, 280
5º) Felipe Fraga, 265
Títulos do Paraná na Stock Car
1991 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli
1992 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli
1993 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli
2003 – David Muffato
2021 – Gabriel Casagrande
2023 – Gabriel Casagrande
Crédito: Vanderley Soares