O Brasil venceu a última etapa da história do Jaguar I-PACE eTROPHY com Cacá Bueno, nesta quinta-feira, em Berlim, com a ZEG iCarros Jaguar Brazil se sagrando campeã entre equipes. No campeonato de pilotos, Sergio Jimenez foi o vice-campeão pela diferença de apenas um ponto, encerrando a segunda temporada com o recordista de vitórias e pódios na história do primeiro campeonato do mundo com carros de turismo elétricos.
O campeão da temporada 2018/2019 chegou no pódio nesta última prova com o terceiro lugar, ficando atrás do novo campeão, o neozelandês Simon Evans.
“Liderei praticamente todo o campeonato e estive entre os que mais venceram no ano e o vice não é de todo ruim. Nas etapas finais, o carro não estava tão bom quanto em outras corridas. Desde sábado, o carro não apresentou a mesma performance. Não foi exatamente só por isso, ele (Evans) foi melhor nesta final e soube tira proveito deste desempenho. Mudamos o setup, fizemos o que poderíamos fazer. Isso é o automobilismo, as diferenças existem, faz parte. O importante é ter fechado mais um campeonato lutando pelo título e por ter escrito meu nome na história como o primeiro campeão do mundo com carros de turismo elétricos”, diz Jimenez, recordista de vitórias do Jaguar I-PACE eTROPHY.
Um dos grandes destaques das provas em Berlim foi Cacá. Ele subiu no pódio em todas as provas dessa reta final de campeonato, que foi decidido com sete corridas em nove dias no Aeroporto de Tempelhof. Mesmo sem participar das primeiras duas corridas desta temporada na Arábia Saudita, Cacá fechou a temporada com o terceiro lugar na tabela, duas vitórias e sete pódios.
“Eu tentei fazer o meu melhor para ganhar a corrida e também ajudar a equipe. Eu tentei deixar o Evans mais próximo do Jimenez, fomos absolutamente éticos e temos que ser justos na pista. Eu busquei vitória na corrida. O carro estava muito bom e estou muito feliz por ter feito parte da história do Jaguar I-PACE eTROPHY. Eu amo Berlim e estou contente pode ter subido no pódio em todas as provas aqui, além de ter vencido nessa pista no ano passado e duas vezes neste ano”, afirma Cacá, que foi o recordista de poles da história do Jaguar I-PACE eTROPHY largando oito vezes na primeira colocação.
Adalberto Baptista foi o vencedor desta última etapa na classe Pro-Am e garantiu o vice-campeão para a ZEG iCarros Jaguar Brazil na categoria reservada para pilotos amadores. “Estou muito feliz em fechar o campeonato com a vitória na categoria e andando em ritmo forte com os competidores da categoria geral. Agradeço a equipe ZEG iCarros Jaguar Brazil pela oportunidade de acelerar em um campeonato como este”, afirma Baptista.
O Jaguar I-PACE eTROPHY realizou 20 provas ao longo de sua história em duas temporadas. Jimenez foi o maior vencedor com sete triunfos, seguido por Cacá e Evans que venceram cinco corridas cada. Bryan Sellers (com duas vitórias) e Katherine Legge foram os outros vencedores na competição. A equipe ZEG iCarros Jaguar Brazil conquistou 12 vitórias, 30 pódios e 14 poles ao longo das duas temporadas na classe principal.
ZEG iCarros Jaguar Brazil na temporada 2018/2019:
6 vitórias
14 pódios
7 poles
ZEG iCarros Jaguar Brazil na temporada 2019/2020:
6 vitórias
16 pódios
7 poles
1 – Cacá Bueno
2 – Simon Evans
3 – Sérgio Jimenez
4 – Alice Powell
5 – Nick Foster
6 – Gregory Segers
7 – Takuma Aoki
8 – Adalberto Baptista
9 – Sven Forster
10 – Jessica Hawkins
11 – Fahad Algosaibi
12 – Paul Spooner
Classificação final do campeonato (Pro):
1 – Simon Evans – 163 pontos
2 – Sérgio Jimenez – 162 pontos
3 – Cacá Bueno – 111 pontos
4 – Alice Powell – 70 pontos
5 – Nick Foster – 49 pontos
6 – Takuma Aoki – 42 pontos
7 – Gregory Segers – 42 pontos
8 – Mario Haberfeld – 16 pontos
9 – Manuel Cabrera – sem pontos
Classificação final da categoria Pro-Am:
1 – Fahad Algosaibi – 171 pontos
2 – Adalberto Baptista – 109 pontos
3 – Paul Spooner – 87 pontos
4 – Zhang Yaqi – 42 pontos
5 – Sun Chao – 26 pontos
6 – Mashhur Bal Hejaila – 19 pontos
7 – David Cheng – sem pontos
8 – Ahmed Bin-Khanen – sem pontos