Até esta segunda-feira (9), dia de descanso do Rali Dakar 2023, a 45ª edição da prova mais importante do mundo off-road vem sendo marcada por um desempenho surpreendente do brasileiro Lucas Moraes, atual bicampeão do Rali dos Sertões. O piloto da equipe Overdrive, apoiado pela Red Bull e SpeedMax Pneus, levou seu Toyota Hilux a resultados superiores aos esperados até mesmo por ele próprio. Melhor rookie até o momento, em seu primeiro Dakar Moraes ocupa o terceiro lugar na classificação geral após oito especiais – ou seja, com mais da metade do evento, que tem 14 etapas programadas.
Ao lado do navegador alemão Timo Gottschalk – experiente e vencedor do evento com Nasser Al-Attiyah em 2011 – Lucas esteve no top 10 em sete dos nove dias de competição até agora, alcançando o terceiro lugar na classificação geral do rally desde o sétimo dia, ao fim da especial seis. O detalhe é que a edição 2023 do Dakar tem se notabilizado pela dificuldade, com diversos acidentes graves – incluindo o que tirou da corrida o maior campeão do evento, o francês Stephane Peterhansel.
Melhor rookie
Além de histórico para o off-road do Brasil, o resultado de Lucas também o coloca em posição de destaque no mundo como o melhor estreante do Rali Dakar 2023 por uma ampla margem de 2h28min para a dupla dos franceses Simon Vitse e Frederic Lefebvre.
Classificação geral da categoria Carros após oito especiais
1º) Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota GR DKR Hilux) 31h02m58s
2º) Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota GR DKR Hilux) +1h3m46s
3º) Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive) +1h20m22s
4º) Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Prodrive Hunter T1+) +1h52m6s
5º) Giniel de Villiers/Dennis Murphy (Toyota GR DKR Hilux) +2h4m20s
6º) Romain Dumas/Max Delfino (Toyota GR DKR Hilux T1+) +2h27m11s
Crédito: Divulgação