
A terça-feira trouxe a primeira grande surpresa nas regatas de remo da Olimpíada do Rio. A dupla neozelandesa Eve MacFarlane e Zoe Stevenson, favoritas ao ouro na categoria, não conseguiram passar da semifinal e estão fora da disputa por medalha.

O time feminino dos EUA, potência na categoria Oito Com, chegava desacreditado na prova do Double Skiff. No Mundial de 2015, o barco das americanas havia sido apenas o 11º colocado, garantindo a última vaga reservada pelo desempenho naquela competição. A torcida americana no Estádio de Remo da Lagoa comemorou bastante a chegada emocionante, com os barcos das americanas e das neozelandesas cruzando praticamente juntos a chegada.

FRUSTRAÇÃO NEOZELANDESA
A eliminação de Stevenson e MacFarlane no Double Skiff lança uma ducha de água fria na expectativa neozelandesa de tentar o topo do quadro de medalhas do remo nesta Olimpíada. O país vem se firmando nos últimos Jogos Olímpicos como uma das principais forças do esporte, e em Londres-2012 havia ficado atrás apenas dos anfitriões britânicos na classificação geral da modalidade.
O dia da Nova Zelândia também não foi bom na semifinal masculina do Double Skiff, prova na qual o país é o atual campeão olímpico. Os neozelandeses Chris Harris e Robbie Manson, bronze no Mundial de 2015, chegaram apenas em quarto na semifinal olímpica e, portanto, estão fora da briga por medalha. Os irmãos Valent e Martin Sinkovic, da Croácia, venceram a semifinal em questão, seguidos pelos barcos de Noruega e Grã-Bretanha, que avançam para a Final A.