Esportes

Brasil tem grupo difícil no vôlei masculino na Olimpíada do Rio

serginho.jpgA seleção brasileira masculina de vôlei terá jogos difíceis no início da caminhada em busca do terceiro ouro olímpico de sua história. Campeã nos Jogos de 1992 (Barcelona) e 2004 (Atenas), a equipe comandada pelo técnico Bernardinho caiu no que está sendo considerado o “grupo da morte” da Olimpíada do Rio. As duas chaves foram conhecidas nesta segunda-feira. No Grupo A estão Brasil e mais três candidatos ao ouro, segundo projeção dos especialistas: Estados Unidos, Itália e França. Completam Canadá e México, considerados mais fracos. No B estão Polônia e Rússia, os mais fortes, e Argentina, Irã, Cuba e Egito.

Vôlei Rio-2016

Para a fase seguinte, as quartas de final, classificam-se quatro seleções de cada chave, com cruzamentos assim: 1º x 4º e 2º x 3º. O Brasil é o primeiro colocado do ranking da Federação Internacional de Vôlei (FIVB). Os EUA estão em 4º; a Itália, em 5º; e França e Canadá aparecem empatados em 10º.

O líbero Serginho comentou o grupo do Brasil para a CBV, Confederação Brasileira de Vôlei:

– Sabemos das dificuldades que vamos enfrentar e temos que estar prontos para isso. São times muito fortes, realmente. A França está em um grande momento, a Itália é um time tradicional, o segundo maior vencedor da Liga Mundial, e os Estados Unidos são sempre uma potência, os campeões olímpicos em 2008 – observou.

O jogador, porém, destacou que o Brasil é uma força temida e respeitada pelos adversários:

– A seleção brasileira também está bem. Estamos trabalhando forte e com total dedicação para conseguir o nosso objetivo, que é uma medalha olímpica – afirmou.

FRANÇA, POLÔNIA E RÚSSIA, ATUAIS CAMPEÕES

frança_volei_afp.jpg O vôlei masculino será disputado no Maracanãzinho, entre os dias 7 e 21 de agosto. A tabela ainda não foi divulgada.

O atual campeão mundial é a Polônia, que venceu o Brasil na final em 2014, em Varsóvia, por 3 sets a 1. Já a França é a atual detentora do título da Liga Mundial, que venceu em 2015, no Rio, ao superar a Sérvia na final disputada no Maracanãzinho. Já a Rússia detem o título de campeã olímpica: na final em Londres-2012 superou a seleção brasileira.